técnicas de cobrança

Recebimentos atrasados? 4 técnicas de cobrança que funcionam

técnicas de cobrança que funcionam e que ajudam muitas empresas a receber pagamentos atrasados, mesmo que cada forma de cobrar dependa um pouco do perfil do cliente e o tempo de atraso. 

O alto nível de inadimplência é resultado de diversos fatores que operam separadamente ou juntos e acabam sendo prejudiciais tanto para o devedor, quanto para a empresa. 

Por exemplo, a condição de inadimplência da população pode ser: 

  • Inadimplência por incapacidade financeira, onde se aplica clientes que atrasam o pagamento por motivos extraordinários, como o desemprego, doença, descontrole financeiro, etc. 
  • Inadimplência proposital, que são os débitos de devedores que negam as dívidas, postergam o pagamento e não se importam com as cobranças recebidas. 

Nessas situações, é possível negociar as dívidas, encontrar possíveis acordos de negociações, seja do valor ou do prazo, e outras condições que podem se aplicar nesses casos de inadimplência por incapacidade financeira. 

Mas em situações propositais, mesmo que possibilite diversas condições de acordo, é necessário fazer uma cobrança informando os riscos de negativação e protestos. 

Embora no Brasil os números de inadimplência estejam altos, há técnicas de cobranças que podem facilitar a mudança desse quadro. 

Siga a leitura e confira 4 técnicas de cobrança que funcionam que a SMB Store preparou para você e aproveite! 

 

Lembretes de pagamento 

Uma das técnicas de cobrança mais eficiente é o envio de lembrete de pagamento, pois sua empresa já está garantindo que o cliente lembre do pagamento antes do vencimento e aumenta as possibilidades dele pagar dentro do prazo. 

O recurso com melhor custo-benefício é enviando SMS, pois todas as pessoas com dispositivo móvel conseguem ter acesso a qualquer horário, além de não incomodar o cliente por ser discreto e ainda garantir a lembrança da dívida. 

Outra possibilidade de lembrete é enviar torpedo de voz e mensagens RCS. Isto é, o torpedo de voz proporciona ações, ou seja, apenas como lembrete ou para realizar algo. Por exemplo, “aperte 0 se quiser que repita ou aperte 2 se quiser pagar agora mesmo”, “aperte 9 se quiser negociar com um atendente”. 

Além disso, não é necessário que sua empresa escolha entre um meio de comunicação e outro, pois há possibilidades de fazer a cobrança incluindo múltiplos canais para chegar até o cliente por onde ele tem mais acesso. 

A empresa pode também fazer uma segmentação do perfil devedor e observar qual melhor tipo de lembrete para a cobrança, se é meio digital, como os SMS, ou até mesmo meio físico, com envio de cartas. 

Dessa forma obterá resultados efetivos se direcionando ao público da forma certa e garantindo que a mensagem de cobrança chegue até ele. 

 

Ligações 

Ligações telefônicas é outra técnica de cobrança que funciona, pois além de conseguir o pagamento da dívida, estabelece uma relação com o cliente. 

Entretanto, essa técnica deve ser usada de forma cuidadosa para a empresa não ser invasiva, seja no horário em que liga e na maneira que fala com o cliente, senão ao invés de atingir o objetivo de cobrança e mantê-lo como cliente, irá afastá-lo da empresa. 

Dessa forma, uma ligação de cobrança com uma abordagem com respeito, humanizada e ouvinte é uma das melhores formas de conseguir remover esse cliente dessa dívida atrasada. 

 

Protesto judicial 

Realizar as cobranças e tomar outras medidas adequadas para recebimentos atrasados é essencial para não comprometer as finanças da empresa, mesmo que todas empresas estejam submetidas a possíveis inadimplências de seus clientes. 

E uma maneira de resolver esses casos é por meio do protesto de títulos. Ou seja, realizando uma cobrança legal, registrando o débito em cartório, mesmo que isso seja uma das últimas opções pela maioria das empresas, é uma das técnicas mais eficientes de recuperar os valores em atraso. 

Após abrir um protesto, o cliente tem até 3 dias para pagar o valor em aberto, caso não pague, o nome do cliente vai para cartório e o protesto continua até que a dívida seja quitada pelo devedor. 

 

Facilite o pagamento

Facilitar o pagamento oferecendo condições melhores para os clientes quitarem as dívidas é outra técnica de cobrança que funciona em grande escala. 

Visto que muitos clientes atrasam o pagamento por inúmeros motivos financeiros, oferecer propostas especiais para o pagamento fará que o cliente sinta-se atendido em sua demanda e fará o pagamento do novo valor. 

Essas facilitações podem ser por parcelamento, redução ou retirada completa dos juros ou redução do valor para pagamento à vista, várias possibilidades. 

 

Outra técnicas

Existem outras técnicas que podem ser aplicadas em sua empresa que fazem a diferença no recebimento dos valores atrasados. Por exemplo: 

Uma equipe bem preparada 

Ter uma equipe treinada para um atendimento de qualidade proporciona eficácia nas cobranças, pois seu colaborador estará realizando uma abordagem correta, técnicas e humanizada, respeitando o espaço e argumentos dos clientes, além de oferecer as melhores condições de pagamento para solucionar as dívidas. 

O colaborador precisa estar bem preparado para lidar com todo tipo de cliente, respondendo todas as dúvidas, explicando os juros e multas com clareza, rebatendo as justificativas, assim terá negociações rápidas e dívidas quitadas. 

 

Preserve o bom relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para qualquer empresa, pois além da receita, também é o nome da empresa que circula. 

Por isso, busque ter uma abordagem cuidadosa com o cliente inadimplente, inicie o contato com apresentações claras sobre a empresa e o motivo do contato, além dos detalhes da dívida. 

Dê preferências por cobrança por telefone, mas ligações em horas que não atrapalhem a rotina do cliente e que não sejam horários inconvenientes. 

Tudo isso proporciona ao cliente um atendimento humanizado e que a empresa deseja mantê-lo como consumidor. Além disso, uma abordagem bem realizada ajuda a manter em bons números a receita da empresa e não perderá clientes após a quitação da dívida. 

 

Um sistema de gestão eficiente 

Uma empresa com um sistema de gestão eficiente consegue manter sempre um bom atendimento dos clientes, ter um controle dos custos, caixa, controle das contas a pagar e a receber, clientes com dívidas em aberto. 

Além disso, tem um controle de vendas e orçamento mais eficaz, proporcionando maior agilidade e praticidade para os colaboradores e clientes. 

Toda essa gestão simplificada pode ser alcançada com os sistemas da SMB Store e os serviços que oferecemos. 

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