Público-alvo e persona

Público-alvo e persona: definir isso vai impactar diretamente nas suas vendas!

Se você quiser entrar no empreendedorismo digital de uma forma eficiente, precisará conhecer alguns termos que são comumente usados ​​no mundo da gestão. Dentre eles, cabe destacar o conceito de público-alvo e persona.  Isso porque esses dois elementos são fundamentais para você conhecer mais seus clientes e possíveis consumidores e aumentar o sucesso de qualquer negócio.

Nesse sentido, ao compreender o perfil do seu cliente, você poderá estabelecer uma comunicação eficaz, definir uma estratégia estratégica e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas. Pensando nisso, confira neste artigo mais detalhes sobre o que é público-alvo, persona e de que forma a aplicação desses conceitos podem ajudar seu negócio a atingir sucesso.

 

O que é público-alvo?

Em geral, o conceito de público-alvo pode ser definido como um conjunto de pessoas que possuem características semelhantes e estão ligadas pelos interesses comuns compartilhados em relação a determinados produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.

Esse termo, portanto, está relacionado a um grupo de pessoas para quem um modelo de negócios direciona os esforços de marketing e vendas para vender produtos e estabelecer relacionamentos.

Com isso, os consumidores dentro do público-alvo são aqueles com mais chances de se identificar com a proposta de valor de sua empresa. Os aspectos mais comuns para definir o público-alvo, normalmente são: hábitos de consumo, faixa etária, renda média mensal, localização geográfica, objetivos e necessidades e nível de escolaridade. 

 

Qual a importância do público-alvo para um negócio?

Embora algumas pessoas achem que a definição do público-alvo não é relevante, elas estão bem enganadas. Isso porque ajuda a segmentar as pessoas que compram seu produto ou que têm potencial para comprá-lo, permitindo que você consiga desenvolver estratégias de marketing direcionadas para convertê-los.

Dessa forma, se você possui uma empresa de cosméticos naturais, por exemplo, e identificar seu público-alvo como mulheres, essa definição é muito ampla e voltada para a comunicação de massa e não para a comunicação segmentada.

Ao definir um público-alvo, você pode criar campanhas direcionadas a mulheres com estilo de vida minimalista, vegetarianas ou veganas que tomam suas próprias decisões de compra e que provavelmente serão mais velhas, entre outras coisas. Portanto, é fundamental ter essa definição para obter um direcionamento no mercado de massa e identificar um nicho de pessoas que compartilham os valores da sua empresa.

 

O que é Persona?

Diferente do conceito de público-alvo, a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados do mundo real sobre o comportamento do cliente e características demográficas, além de incluir a criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Nesse sentido, o conceito de persona por vezes é mais usado entre os gestores por oferecer mais detalhes e informações sobre o perfil de um cliente.

Para uma boa definição de uma persona é preciso que esta determine suas interações com seu público-alvo. Dessa forma, você pode identificar características comuns entre potenciais compradores em uma análise rápida.

Se você já tem uma base de clientes, este será um excelente lugar para começar sua pesquisa. Mesmo que você tenha qualidades diferentes das pessoas ou empresas que compram seu produto, algumas delas irão representá-lo.

Entre alguns aspectos que normalmente são vistos para identificar a persona são os seguintes: nome fictício, profissão, hábitos de compra, valores, ambições, dores relacionadas ao seu produto ou serviço, breve história do dia a dia da persona, estilo de vida, dúvidas, hobbies, redes sociais favoritas, entre outras coisas.

Através da análise dessas características as chances de entender melhor o perfil do seu consumidor aumenta, e com isso, as chances dessas pessoas comprarem seus produtos ou serviços são maiores. Ao final, elas se tornam o alvo de suas estratégias de negócios e uma comunicação personalizada voltada a esse público.

 

Qual o benefício de definir a persona do seu negócio?

Assim como a definição do público-alvo é importante para um negócio, a definição do seu buyer persona também é. Confira alguns dos benefícios ao fazer isso!

1. Adequação de mensagens

Quando a empresa trabalha com o funil de vendas é possível inserir seu cliente em várias etapas do processo. Assim, se ele está nos estágios iniciais, nada melhor do que desenvolver um conteúdo atraente para despertar seu interesse pelo que sua empresa tem a oferecer.

Para fazer isso é importante é preciso definir a persona certa para cada etapa da sua campanha. Ela irá guiá-lo na criação de conteúdo, independente do estágio em que você esteja. Ao trabalhar com esse conceito, você pode ajustar suas mensagens com mais facilidade e, assim, orientar seu cliente pelo funil de vendas com maior precisão.

 

2. Compreensão mais eficaz do comportamento do consumidor

Trabalhar com personas permite identificar as características do seu cliente ideal. Com isso, a empresa consegue visualizar de forma mais clara quais são as demandas e necessidades do cliente. Um caso que pode ajudar a entender melhor sobre isso é em relação à relativa perda de poder da Kodak.

Isso ocorreu principalmente devido a não compreensão da necessidade de mudança e inovação que sua persona estava buscando no momento. Por isso, embora em alguns momentos elas tenham sido uma empresa referência em câmeras analógicas, logo ela perdeu sua relevância por não acompanhar os desejos dos clientes por equipamentos mais digitais e inovadores.

 

3. Aumento do número de vendas

Quanto menos você souber sobre seu cliente, maiores serão suas chances de alcançar pessoas que não estão no seu segmento de mercado. Com isso, seu investimento é perdido e apenas algumas vendas são feitas.

Nesse sentido, quanto mais você souber sobre sua persona, seus gostos, desejos, necessidades, dúvidas, hábitos de consumo, entre outros, maiores serão suas chances de fornecer o que ele deseja e, consequentemente, aumentar suas vendas.

 

4. Maior engajamento com o público

Quando sua empresa demonstra que sabe com quem está falando e que entende seus problemas, ela se torna mais visível para o público. As pessoas tendem a se manifestar mais quando se identificam com a empresa e com o conteúdo que ela produz. Eles interagem e conversam mais com a marca. Com isso, você pode garantir um relacionamento de longo prazo com seu público.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre como aumentar a eficácia da sua empresa em relação ao seu consumidor, é só continuar navegando pelo SMB Store.

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