Usar a estratégia de kits de produtos na sua loja, negócio ou e-commerce pode te ajudar a aumentar o seu faturamento e a esvaziar o seu estoque parado. Mas, ela não é simplesmente a junção de alguns produtos.
Você precisa criar kits de produtos que façam sentido com a sua estratégia e que possam vender mais.
Inclusive, um dos maiores desafios que os empresários enfrentam, é conseguir encontrar formas de aumentar as taxas de conversão e o ticket médio do negócio. E para isso os kits de produto são uma ótima estratégia.
Quer saber mais sobre os kits de produtos, como montá-lo e quais as suas vantagens? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro!
O que são kits de produtos?
Kits de produtos, são uma técnica de vendas online onde você vai juntar um grupo de produtos, que façam sentido entre si, para fazer com que o seu cliente compre uma quantidade maior de produtos do que compraria se fossem vendidos avulso, aumentando assim o número de compras feitas no seu e-commerce.
Por exemplo, se você tem uma loja ou e-commerce de sapatos, pode montar um kit com sapatos, meias e cadarços.
Mas você deve estar se perguntando como isso funciona, não é mesmo?!
É simples, você vai cadastrar o kit na sua plataforma como se fosse um único produto, porém ele terá vários produtos dentro. Isso vai permitir ao cliente ter uma compra mais rápida e prática, afinal ele só vai precisar adicionar este único item ao carrinho e concluir a compra.
Uma forma de motivar o cliente a comprar os kits de produtos e aumentar as chances de conversão da sua empresa, é colocar a soma do valor do kit menor que o valor dos produtos se fossem comprados separados.
Como montar um kit de produtos?
Não adianta achar que basta apenas juntar um monte de produtos aleatórios e montar um kit que isso vai significar uma boa estratégia.
Os kits precisam ser pensados, os produtos dentro do kit precisam fazer sentido entre si e eles precisam ser atrativos e estratégicos para o seu negócio.
Para isso você vai precisar:
Ter vantagens reais para o seu cliente
Não seja aquele tipo de empresa que quer enganar o cliente para ter mais lucro. Isso vai sujar o nome da sua empresa em algum momento, porque eles vão perceber.
Se você não colocar uma verdadeira vantagem na compra do kit ao invés dos produtos avulsos, o seu cliente vai se sentir enganado e pode até acabar preferindo comprar na concorrência.
A vantagem na compra do kit de produtos precisa ser planejada, você pode dar um brinde, frete grátis ou até mesmo um desconto para que o cliente veja que vale a pena efetuar a compra.
Usar os produtos presos no estoque
Sabe quando você está com o estoque parado e não sabe como esvaziar? Pois é, essa estratégia de kits de produtos pode ser muito eficaz para isso. Você pode montar kits com os produtos que mais saem e os que ficam encalhados, mas é claro que eles precisam fazer sentido entre si.
Assim você consegue agregar valor para o produto que estava parado em seu estoque, já que o cliente terá praticidade e uma vantagem em adquirir aquele produto.
Os produtos precisam fazer sentido entre si
Você não pode selecionar os produtos que vão compor um kit aleatoriamente. O seu cliente precisa ver que faz sentido e é vantajoso para ele comprar esse kit, só assim ele vai ter interesse em adquirir.
Uma boa forma de fazer isso, é olhar no seu histórico de vendas quais são os produtos que mais são comprados juntos.
Faça bom uso das datas comemorativas
Datas comemorativas costumam ser o melhor momento de vendas principalmente nos e-commerces, então criar kits especiais específicos para estas datas podem impulsionar ainda mais as suas vendas.
Por exemplo, você pode montar kits de produtos personalizados para o Natal ou para o dia dos namorados. Isso vai facilitar a vida do seu cliente na hora de escolher os produtos que ele deseja. Você também pode criar kits de diferentes valores, assim você vai alcançar um número maior de clientes.
Vantagens dos kits de produtos
Aumento das conversões
Quando você agrega valor a compra que o cliente está fazendo, através de uma oferta vantajosa e rápida, isso naturalmente vai incentivá-lo a efetuar a compra.
Isso porque, ele vai perceber que está fazendo um bom negócio e comprando aquilo que ele queria de uma forma mais vantajosa para ele.
Ou seja, se o cliente concluir a compra, automaticamente isso aumenta a sua taxa de conversão.
Aumento da lucratividade da empresa
Uma das maiores vantagens que o uso de estratégias como a dos kits de produtos traz para o negócio, certamente é o aumento da lucratividade da sua empresa.
Isso porque, esse tipo de estratégia vai incentivar o seu cliente a comprar mais produtos de uma vez só e isso impacta diretamente no ticket médio da sua loja.
Gestão de estoque
Essa estratégia é excelente, principalmente, para quando você está com o seu estoque parado e precisa movimentá-lo para colocar novas mercadorias. Inclusive, montar kits que mesclam produtos que estão encalhados com os produtos que têm maior saída na sua loja, vai te ajudar a liberar o seu estoque para novos produtos, sem que isso comprometa o seu lucro ou prejudique o seu cliente.
Gostou deste conteúdo?
Agora que você já sabe o que são, como montar e as vantagens em usar kits de produtos no seu e-commerce, basta colocar em prática as nossas dicas e aumentar ainda mais as suas conversões.
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