O que é cultura organizacional? Qual sua importância para a empresa?

Afinal, o que é cultura organizacional?

Por que a cultura organizacional é importante para seu negócio?

Por que algumas organizações são bem-sucedidas e outras não?

A resposta para esta pergunta está em alguns fatores, mas principalmente, no tipo de cultura que a empresa tem.

Antes de tudo, saiba que ter resultados positivos em uma empresa passa pelo tipo de cultura que ela tem.

Esse assunto te interessa? Então, continue a leitura!

Neste post de hoje você vai ver o que é cultura organizacional e qual sua importância para a empresa, bem com outros fatores.

 

O que é uma cultura organizacional?

Uma cultura organizacional segundo Edgar Schein, é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, desenvolveu e aprendeu a lidar com problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem, de modo que possa ser ensinado para novos membros.

Resumindo, é um conjunto de crenças, valores e hábitos que são praticados por uma empresa, ou melhor, pelas pessoas que nela trabalha. Em outras palavras, é o DNA da empresa e cada uma tem a sua.

Dessa forma, quando uma empresa admite um novo colaborador, essas crenças, valores e outros fatores devem ser comunicados ao novo integrante, de modo que ele saiba como agir e sobre o que é esperado dele.

Uma boa cultura organizacional pode motivar os colaboradores e parceiros a crescer juntos com o negócio. Por outro lado, uma cultura organizacional fraca pode trazer para a empresa problemas de produtividade, rotatividade, desgaste entre a equipe, ineficiências etc.

 

Qual a importância da cultura organizacional para a empresa?

William Joyce em seu estudo com 160 organizações pôde concluir que as mais bem-sucedidas empresas tinham uma cultura organizacional forte. E, isso era compartilhado com a equipe.

E o estudo mostrou ainda que um negócio de sucesso tem pessoas com objetivos e valores alinhados aos da empresa.

Uma cultura forte orienta as decisões e atitudes a serem tomadas pelas pessoas, preparando a empresa para ser lembrada de forma favorável e a ser bem-sucedida.

Uma cultura organizacional trabalha os valores e comportamentos das pessoas rumo a um desempenho satisfatório e um futuro promissor.

Outro ponto é que quando a empresa tem uma cultura forte, ela atrai talentos, além de manter os que já possui, e isso ajuda a criar uma organização acima da média.

Por isso e outros motivos, trabalhar e desenvolver uma cultura organização forte e sólida, é contribuir para a criação de resultados otimizados.

 

Missão, visão e valores e suas relações com a cultura

Quase todos nós já ouvimos falar em missão, valores e visão, o que poucos sabem, é que esses elementos são essenciais para uma cultura de uma organização.

Eles juntos vão ajudar a formar a identidade de uma empresa, além de impactar no tipo de atuação e resultados que a empresa alcança.

· Missão: a missão é a razão de ser da empresa; se resume na finalidade básica da empresa no seu mercado.

· Visão: esta diz respeito ao que a empresa quer ser no futuro, isto é, a longo prazo

· Valores: estes são as regras do “jogo”, deve-se aprender para continuar no jogo; ou seja, é tudo aquilo que a empresa acredita e que tenha ou exista na conduta das pessoas de modo que a mesma possa ser bem-sucedida.

 

E como é uma cultura organizacional forte?

Há algumas organizações que são diferentes de muitas, que tem resultados acima da média e quando elas são estudadas, elas têm características de uma cultura forte.

E uma cultura organizacional forte passa por esses pilares:

  • Riscos: os colaboradores são incentivados a assumirem riscos, o que é necessário para a empresa alcançar novos patamares.
  • Orientação para resultados: todos na empresa trabalham voltados para usarem as melhores técnicas e processos para gerar os melhores resultados.
  • Trabalho em equipe: as pessoas trabalham em equipe, somando esforços e se ajudando para criarem os melhores resultados.
  • Inovação: todos na empresa são orientados e estimulados a inovarem, o que traz para a empresa novos resultados.
  • Valores e crenças compartilhados: todos na empresa têm os melhores valores e crenças, de modo a encarar os desafios dos mercados e a explorarem as oportunidades, mesmo tendo riscos.
  • Comprometimento: as pessoas são comprometidas com a geração de resultados; elas sabem o que precisa ser feito e não esperam ser mandadas. Elas sabem que o resultado da empresa é resultado de um trabalho pautado no comprometimento de cada um.

 

Como criar uma cultura organizacional forte?

Afinal, tem como mudar uma cultura de uma organização? Sim.

Para criar ou mudar uma cultura é um desafio, porém é possível de se fazer e isso vale a pena.

Para mudar uma cultura leva tempo, e os resultados geralmente são sentidos a longo aprazo.

Ter uma cultura mudada e alinhada aos padrões que realmente tragam resultados positivos para a empresa, passa por estas ações a seguir.

  • Implemente na sua empresa workshops e treinamentos voltados para as condições ou performance que sua empresa queira atingir.
  • Tenha um código de conduta em que as pessoas possam ver o que a empresa espera delas em termos de atitudes, competências e geração de resultados.
  • Torne a mudança e a inovação uma prioridade: como sabemos, os mercados mudam o tempo todo, por isso, encarar e responder às mudanças deve ser compartilhado com os funcionários, diariamente.
  • Sempre, todos os dias, nas reuniões e em outros meios de comunicação, a empresa deve compartilhar o tipo de valores e comportamentos que ela valoriza.
  • Alinhe as lideranças: as lideranças internas devem trabalhar de modo coeso e elas devem dar o exemplo para influenciar os demais: o capital humano da empresa.

Como você pode perceber, mudar ou criar uma cultura envolve a união e o compartilhamento daquilo que se pretende com todos os colaboradores.

 

Concluindo

Neste post, você viu o que é cultura organizacional e qual sua importância para a empresa.

Agora que você já sabe de tudo isso, lembre-se de desenvolver na sua empresa uma cultura diferenciada de modo a ter resultados bem-sucedidos.

Compartilhe este artigo com seus amigos, com certeza, será importante para eles.

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