Com o avanço tecnológico, as compras pela internet têm sido um dos principais meios de acesso a diversos produtos pelos clientes. Por isso, é crucial estar ciente dos melhores marketplaces para vender se você deseja expandir seus negócios on-line. Essas importantes lojas da internet têm grande reputação, além de servirem como porta de entrada para lojas virtuais.
Sendo assim, esses canais podem ser uma boa maneira de melhorar seus resultados. Afinal, os marketplaces são excelentes ferramentas para auxiliar lojas virtuais de pequeno e médio porte a acelerar as vendas e atingir um público muito mais amplo. Se você quiser conhecer os principais marketplaces para você expandir o seu negócio, é só continuar lendo este artigo.
O que é um marketplace?
A palavra “marketplace” significa em português ‘mercado”. Nesse sentido, ele funciona como um local aberto onde aqueles que desejam comprar e aqueles que desejam vender possam realizar negócios de forma online.
Sendo assim, é através dos marketplaces que os clientes podem comparar os orçamentos e avaliações a fim de obter um custo-benefício melhor, enquanto os vendedores e prestadores de serviços podem divulgar seus trabalhos nesta “vitrine online” e aumentar seu mapeamento de clientes. Por fim, o dono do marketplace é capaz de facilitar as transações e lucrar com as conexões estabelecidas.
Escolha o melhor marketplace
Com tantas opções de marketplaces interessantes, às vezes pode ser difícil tomar uma decisão sobre qual fazer parte. Por isso, é preciso que você faça uma análise cuidadosa, e levante alguns pontos antes da decisão ser tomada.
Tenha em mente o seu público-alvo
É necessário determinar se o público-alvo do marketplace que você está analisando é exatamente o público que você espera comprar seu produto. Vender produtos de cosméticos em um site especializado em venda de jogos não funciona, pois esse canal não é o melhor.
Políticas de comissão e repasse
Conhecer as políticas de cada marketplace para anunciar seus produtos é tão crucial quanto dedicar uma estratégia para o controle de vendas da sua empresa. Antes de considerar qual a melhor plataforma para o seu negócio, você deve estar familiarizado com as políticas de comissão e repasse. Tendo em vista que cada plataforma tem regras sobre comissão e pagamento, é preciso que você escolha aquela que seja mais benéfica para a sua empresa.
Volume de visitas
Outro ponto que deve ser analisado é em relação ao volume de visitas. Saber se o seu produto é bem procurado nesse marketplace e perceber se faz sentido tê-lo ali pode fazer a diferença para alcançar os resultados desejados.
Melhores marketplaces do mercado
Mesmo com uma variedade grande de marketplaces no mercado, existem alguns que se destacam devido suas políticas e forma de gerenciamento. Por isso, confira as principais plataformas para você escolher a que melhor se encaixa nas metas da sua empresa.
Mercado livre
Um dos marketplaces mais conhecidos no Brasil é o Mercado Livre que possui um dos catálogos de produtos mais diversificados. Portanto, ele acaba sendo uma ótima plataforma para pequenos e microempresários divulgarem seus negócios.
Esse marketplace recebe milhões de visitantes todos os meses, demonstrando que ainda pode ser muito vantajoso utilizá-lo para começar a vender online ou aumentar as vendas do seu negócio.
Nele, qualquer tipo de produto pode ser vendido, mas deve ser classificado dentro do próprio Mercado Livre. Com isso, mesmo que se possa ter uma loja virtual fora da plataforma, será preciso criar uma dentro dela.
Vender no Mercado Livre é sinônimo de atingir um público amplo, pois a plataforma opera não apenas no Brasil, mas em outros países da América Latina, como México, Uruguai e Equador, e na Europa, em Portugal.
Amazon
A Amazon é uma das maiores corporações atualmente existentes no mundo. Consumidores, fornecedores e todo o mercado empresarial estão familiarizados com seu nome. Portanto, quem quiser alugar uma loja online neste marketplace se beneficiará da visibilidade, credibilidade e reputação de preços mais baixos.
Ao utilizar esse marketplace, o comerciante consegue vender os produtos tanto por meio de um plano individual gratuito quanto de um plano profissional pago. No primeiro caso, a Amazon cobra R$2,00 por cada item disponibilizado na página mais um corte nas vendas. Já no plano profissional, porém, há uma comissão adicional de R$19,00 por mês que oferece mais benefícios para o comerciante.
Americanas Marketplace
Um dos gigantes do mercado brasileiro, o Americanas Marketplace possui um sistema de logística interna próprio, permitindo que os clientes comprem online e retirem na loja ou em locais físicos, além de investir fortemente em publicidade. Estima-se que sejam 2,4 milhões de pedidos por mês. Por isso, ela é um dos grandes marketplaces para quem deseja mais segurança para seu investimento.
Magazine Luiza
O Magalu adquiriu um espaço significativo no mercado nacional com boas iniciativas no varejo físico e internet. O Magazine Luiza agregou os marketplaces Netshoes e Zattini ao mercado online, transformando-se em uma força nesse setor. Isso o torna um dos melhores mercados para investir devido à legitimidade do nome e aos recursos fornecidos aos licenciandos, além de ser simples de se registrar.
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