segurança para controle de vendas

Dicas de segurança para o controle de vendas da sua empresa

O controle de vendas é uma tarefa imprescindível para que uma empresa cresça de forma saudável, contínua e se mantenha no mercado mesmo diante dos concorrentes. No entanto, apesar de sua importância, não é nada fácil ter essa rotina de atividades específicas para monitorar as vendas de uma instituição e ainda mais, ter um controle de vendas com segurança.

Por outro lado, a venda de serviços e produtos é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento e fortalecimento de um negócio. Logo, se esse eixo não estiver bem administrado e organizado, a empresa pode sofrer grandes consequências e todos os outros setores podem se desequilibrar.

Com isso, fazer o planejamento e o monitoramento do crescimento do seu negócio é o dever de todo empresário e empreendedor. Só dessa maneira é possível acompanhar como está o desempenho da empresa e, assim, identificar o que está dando certo e o que precisa ter os seus devidos acertos.

Por isso, neste artigo, nós vamos te mostrar dicas valiosas de segurança para que o controle de vendas do seu negócio seja sempre eficiente e próspero.

Confira a seguir!

 

O que é o controle de vendas de uma empresa?

O controle de vendas é caracterizado por um processo que consiste em registrar e averiguar os dados sobre as vendas que foram realizadas em um determinado período para analisar a transação e todas as suas fases. Assim, é possível identificar quais são os pontos positivos, negativos e qual é o momento certo para tomar decisões mais estratégicas.

Portanto, é a partir dele que um empresário e empreendedor podem monitorar como andam os seus ganhos e quais são os setores que necessitam de uma atenção maior.

Logo, manter um bom controle de vendas em uma empresa é fundamental para atrair e fidelizar clientes, ter processos mais organizados e bem definidos, garantir um atendimento de excelência e favorecer a organização financeira e administrativa da instituição. Dessa forma, a empresa tende a crescer e sobreviver de forma sólida e saudável.

No entanto, para que o controle de vendas do seu negócio seja bem estruturado, organizado e eficiente, adquirir um software de gestão empresarial é uma excelente opção.

Com a Smb Store, você pode integrar todas as informações da sua empresa em apenas uma plataforma. O que lhe garante mais praticidade, otimização do tempo, redução de custos, melhores resultados e, consequentemente, mais facilidade para alcançar as suas metas profissionais.

 

Dicas para realizar o controle de vendas da sua empresa de forma eficiente e segura

 

Registre todas as informações das suas vendas

O primeiro passo para realizar o seu controle de vendas é registrar todos os dados referentes às suas transações comerciais. Com isso, é necessário catalogar informações como:

  • Produtos ou serviços vendidos;
  • Taxas e Impostos;
  • Preços unitários e totais;
  • Formas de pagamento;
  • Dados cadastrais dos clientes.

 

Dessa maneira, você obterá relatórios com informações preciosas sobre quais são os produtos ou serviços mais vendidos, quais são as formas de pagamento mais utilizadas por seus clientes, quais deles são os mais fidelizados, entre outras coisas.

Assim, diante desses dados, é possível realizar um melhor planejamento de compras, fazer promoções estratégicas e atrativas com determinados itens, realizar uma boa gestão de estoque e até aproveitar melhor os períodos de sazonalidade.

 

Faça um planejamento com metas e objetivos realistas

Como diz o ditado: quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Portanto, as metas e objetivos são imprescindíveis para ter mais sucesso e garantir o crescimento e sobrevivência de sua empresa. Dito isso, é muito importante que você tenha clareza sobre o futuro e quais são os resultados que você deseja para o seu negócio.

A partir disso, comece a traçar o melhor caminho com metas realistas para alcançar tais objetivos. Analise as estratégias que deverão ser utilizadas, crie planos de conversão de vendas e sempre acompanhe como está o desempenho dos seus colaboradores.

 

Conheça bem a sua equipe de vendas

Não se esqueça que os seus funcionários (principalmente aqueles que trabalham no setor de vendas) estão diretamente ligados ao sucesso ou fracasso da sua empresa. Portanto, conhecer minuciosamente o perfil de cada colaborador é um passo fundamental para que cada um realmente esteja apto para exercer as suas funções.

Sendo assim, saiba quem são os seus melhores vendedores e os canais mais efetivos para as transações. Assim, você correrá menos riscos de colocar vendedores de baixa performance na sua equipe de vendas, afetando negativamente o seu faturamento.

 

Crie um mapa do fluxo de vendas

O fluxo de vendas é o processo que o seu cliente percorre desde a descoberta até a compra do seu produto ou serviço. Dessa forma, é possível identificar quais são as etapas que precisam de mais cuidado e quais são as maiores demandas do mercado. Portanto, para mapear o seu fluxo, você pode registrar dados como:

  • Clientes que entraram em contato;
  • Clientes que fizeram uma proposta;
  • Clientes que pagaram por seu produtos ou serviços;
  • Datas comemorativas que mais atraem os seus clientes;
  • Dias da semana e do mês que são mais movimentados;
  • Horários do dia que as vendas são mais concentradas.

 

Faça uma boa gestão do seu estoque para manter a segurança do seu controle de vendas

O estoque é um setor que precisa de atenção constante. Isso porque, é através de uma boa gestão que é possível identificar quais são os produtos mais vendidos, qual é a demanda de compra, quais são os menos vendidos e várias outras informações necessárias para o seu controle de vendas.

Com isso, você evita gastos desnecessários, prejuízos com produtos sem venda e parados no estoque e perda de venda para os concorrentes.

 

Analise todas as suas métricas

A única maneira de descobrir se você está no caminho certo e atingindo as suas metas, é analisando as suas métricas. Por isso, verifique os seus resultados periodicamente e sempre compare-os entre intervalos de tempo para realizar as melhorias adequadas e identificar o que está dando certo para continuar.

Usar a tecnologia ao seu favor e ter um bom sistema de gestão podem ser grandes aliados para que o seu controle de vendas seja um processo mais fácil e simples. Afinal, já pensou no trabalho ao fazer tudo isso de forma manual? Portanto, clique aqui e conheça como os nossos produtos podem te ajudar!