Controle de vendas sem backup: Entenda os riscos que está correndo

Em nossa vida estamos sempre em busca de segurança, em todos os aspectos, seja através do seguro do carro, alarmes em casa, planos de saúde, entre outras coisas. E na sua empresa isso não pode ser diferente. Não fazer uso de backup no controle de vendas pode ser um um grande risco.

Afinal de contas, mesmo quando tomamos as devidas precauções, acidentes podem acontecer, o sistema pode ter algum problema, ou até mesmo o computador pode quebrar. 

Existem inúmeros riscos em não fazer backup. Você já imaginou perder todos os pedidos agendados para o próximo mês? E não ter isso salvo em nenhum outro lugar que não aquele HD que acabou de quebrar?!

Quer saber como evitar correr riscos e fazer um bom backup das suas vendas? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

 

O que é controle de vendas e por que tem um backup?

Para ter um bom controle de vendas do seu negócio, é necessário que você consiga controlar todas as informações. Imagine um quebra-cabeça, você precisa que todas as peças se encaixam para formar a figura, com o controle de vendas é exatamente a mesma coisa, você precisa ter todas as peças na sua mão, e isso não é algo fácil.

Para ter um bom controle de vendas, garantir que a sua empresa tenha estabilidade financeira é fundamental, ela precisa ser capaz de vender aquilo que produz. Assim, você precisa ter controle sobre todas as informações referentes às suas vendas, isso vai facilitar na hora de fazer a análise de desempenho da empresa.

Para ter um controle de vendas eficaz, você precisa de um planejamento detalhado e clareza nos resultados. Isso só é possível através dos relatórios gerenciais que vão lhe fornecer todas as informações necessárias como: o lucro, a margem de lucro e os custos das suas mercadorias. São essas informações que vão possibilitar que você consiga avaliar os seus resultados e projetar as suas estratégias.

Mas para que você consiga ter um controle de vendas eficaz, é importante fazer a gestão dos riscos. Veja como fazer isso a seguir!

 

Por que é importante fazer a gestão dos riscos?

A gestão de riscos é importante, porque ela é feita para mostrar exatamente quais são os riscos que a empresa está correndo, como esses riscos podem afetar a empresa e como ela pode lidar de forma eficiente com eles e até mesmo evitá-los.

Como você já deve saber, correr riscos faz parte do processo de estar inserido no mercado. Mas ter o controle deles é o que vai ser diferencial em sua empresa, por isso investir em gestão de riscos é cuidar da sua empresa, em todos os aspectos.

Outro motivo pelo qual você deve investir em ter uma gestão de riscos na sua empresa é para manter o seu negócio competitivo no mercado. Atender as expectativas do seu cliente também é um diferencial que você precisa levar em consideração na sua gestão de riscos.

 

Quais são os riscos para o controle de vendas estar sem backup?

Abaixo, listamos os principais riscos que você corre ao optar por não ter um backup do seu controle de vendas. Confira!

1. Problemas com vírus

Ser acometido por vírus é uma das coisas mais comuns em empresas. Eles infectam os computadores, criptografam e restringem o acesso ao sistema, impedindo que você consiga acessar. Os hackers cobram um valor para liberar o seu acesso novamente, se você não pagar eles deletam todas as informações para sempre.

Pra piorar, não é uma certeza que fazendo o pagamento eles liberam de volta o seu acesso ao sistema. Existem relatos de que a cada 12 empresas que pagam pelo resgate, pelo menos 2, não conseguiram recuperar o seu acesso nunca mais.

Por isso, é fundamental a realização de backups constantes, de preferência ao final de cada hora, ter um bom antivírus e não ficar clicando em links suspeitos. Dessa forma, caso o seu sistema seja bloqueado, você só vai precisar restaurá-lo para o seu último backup. 

2. Problemas técnicos

Muitas vezes os problemas técnicos estão relacionados ao não desligamento correto do computador, ou a problemas com falta de energia, que podem fazer com que você tenha problemas com algum arquivo importante.

Equipamentos eletrônicos tem prazo de validade, um HD, por exemplo, dura em média 5 anos. Isso significa que, depois desse tempo você perderá todas as informações que tinha salvo nele. Por isso é importante ter backups de segurança, para não perder todas as suas informações, caso ocorra alguma falha técnica.

3. Falha humana

Já pensou em procurar por um arquivo e perceber que ele foi apagado sem querer? E agora, como recuperá-lo?

Pois é, se você não tiver um sistema de backup automático, muito provavelmente terá perdido esse arquivo para sempre.

Afinal de contas, erros acontecem em qualquer lugar, na sua empresa não vai ser diferente. Investir em um serviço de backup pode te ajudar nesta e em muitas outras situações.

 

Invista em uma boa ferramenta de gestão

Gerir um negócio não é uma tarefa fácil, é por esse e outros motivos que é necessário investir em uma boa ferramenta de gestão, além de te ajudar no controle de vendas, ela vai te ajudar a evitar os riscos que a sua empresa pode correr.

Com base nesse artigo, recomendamos ter um sistema online para apoiar a sua gestão e ter garantia de sucesso.

No sistema de gestão online da SMB STORE os backups são feitos todos os dias de hora em hora, ou seja, você não precisa mais se preocupar com os backups das suas informações.

Isso vai ajudar a sua empresa a se colocar no mercado de forma segura e competitiva.

Fazer um planejamento e ter garantias de que ele estará seguro, vai te dar mais tempo para pensar em alcançar seus objetivos e alavancar suas vendas no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser ter acesso a mais conteúdos relevantes como esse, clique aqui!

Aviso

Você será redirecionado para a tela de login/cadastro para a versão ONLINE do sistema da SMB STORE, esse link não se refere a versão OFFLINE.

Como você organiza seu negócio?

A SMB STORE agora possuí um sistema de gestão e vendas totalmente online feito para lhe ajudar no dia a dia de seu negócio!