Como saber se o nome de minha empresa já existe?

Se você vai abrir um novo negócio, você pode enfrentar muita burocracia. Mas calma, podemos te ajudar!

E, saber escolher o nome da empresa, parece fácil, mas não é! Por isso, fizemos esse artigo para te ajudar.

Desde já, saiba que o uso indevido de marcas ou nomes, pode acarretar para você consequências jurídicas ruins, por isso a necessidade de pesquisar antes pelo nome pretendido.

Você precisa saber se o nome pretendido para sua empresa já existe. Pois ao escolher um nome para representar sua empresa, isso envolve construir uma identidade dela, o que envolve ainda seus valores e da sociedade, bem como outros conceitos.

Vamos ver mais?

 

Por que preciso saber se o nome da empresa já existe?

Escolhendo o nome de sua empresa, você evita retrabalho, problemas com a justiça e também desperdícios de investimentos.

Já pensou se você escolhe um nome, divulga ele, gasta com marketing e depois fica sabendo que o nome já existe, e está até registrado?

E ainda, a definição do nome de sua empresa representa o início de tudo, ao montar um negócio.

Só depois de definir o nome, é que você vai providenciar os demais recursos para seu negócio, como o site, seu contrato social e outros documentos, comunicação visual, logotipo e outros materiais de divulgação.

 

Qual a diferença entre nome de marca e fantasia?

O nome de fantasia é aquele em que sua empresa será lembrada e reconhecida pelas pessoas, e também estará nas publicações de sua empresa, site, uniformes do pessoal, na fachada de sua empresa etc.

Sendo que a partir desse nome, é que será definida a identidade de sua empresa. E assim, será feita a criação da marca da empresa.

E sua marca e nome de fantasia não precisam ser os mesmos. Um exemplo é a Nestlé: este é um nome de fantasia e ela possui muitos produtos registrados como marca, como: Baton, Chandelle etc.

Viu como é simples?

Como saber se o nome de minha empresa está disponível?

Isso é fácil, vamos ver.

Fazendo uma busca no Google, você já consegue descobrir muita coisa em relação ao nome pretendido.

Ainda mais se o nome pretendido tiver semelhança com uma marca de alta relevância. Isso você vai ver na sua busca, logo nas primeiras páginas do Google.

Mas o mais importante: você pode realizar uma busca no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mas nesse site oficial, em sua pesquisa só vai constar os nomes de marcas ou empresas já registradas ou em fase de registro nessa entidade.

Você verá abaixo como fazer essa pesquisa.

E depois de fazer a pesquisa no INPI, verifique na Junta Comercial do seu estado e faça uma pesquisa também para ver a existência do nome pretendido, no estado de São Paulo por exemplo você consegue fazer essa pesquisa online.

 

O Passo a passo para pesquisas de nomes no INPI

Para isso, saiba que fazer essa pesquisa é assegurar um nome mais assertivo para se empresa e garantir que ninguém mais está usando.

Veja como fazer a pesquisa em 3 passos:

1 – Acesse o site https://www.gov.br/inpi/pt-br que é o site do INPI;

· Depois, clique em Marcas, que fica no canto inferior esquerdo da página;

 

2 – Clique em Busca e em seguida;

Dica: Caso não queira se cadastrar, clique em “Pesquisa anonimamente”

 

3 – Clique em Marca.

 

· Dica, pesquise por nomes exatos e radical.

Exata: o termo será pesquisado exatamente na forma que foi digitado;

Radical: o sistema considera que você digitou apenas o radical da marca e pesquisará possíveis variáveis, por exemplo, o termo “Fan” resultará “Fanta”, “Fantasma” etc.

O resultado da busca vai aparecer na tela para você.

 

E como fazer a pesquisa do nome de fantasia?

A pesquisa do nome da empresa é o começo de tudo, e isso deve ser feito para assegurar que o nome pretendido já não existe, ou seja, não esteja sendo usado por outra pessoa jurídica.

Siga nossas dicas:

· Defina uma logo

A logomarca você pode pensar nela depois de criar o nome de sua empresa.

No site do INPI existe um campo onde você pode fazer a pesquisa por imagem, ou seja, pela sua logo.

Isso é importante, pois impossibilita que marcas diferentes façam uso de logos semelhantes, o que pode confundir a cabeça do consumidor.

· Busque além da palavra-chave

Para isso, quando você tem um nome preferido para sua empresa, faça uma pesquisa de nomes comuns relacionados ao seu negócio.

Vamos imaginar que um restaurante tem a intenção de registrar um nome por MacRonald. Feita a busca no INPI, você vai ver que já existe McDonalds.

Logo, não será possível fazer o registro do nome pretendido, pois já existe um similar que é o McDonalds.

Ou seja, já existe uma marca e com nome semelhante no mercado.

E isso sabemos que causa uma confusão na mente do consumidor e pode gerar concorrência desleal. Ou o empreendedor pode estar querendo aproveitar de uma imagem consolidada no mercado, e isso não é possível, ou não é permitido.

 

Outros bancos de dados para pesquisa

O próprio INPI indica pra você a possibilidade de pesquisar em outros bancos de dados como EUIPO, OMPI; e através da ferramenta TMView, onde você vai encontrar dados atuais de marcas e propriedade intelectual da União Europeia, inclusive.

 

O que devo fazer se a marca ou nome já foi registado?

Neste caso, não há o que fazer, pois já consta o registro. O que você pode fazer é escolher outro nome.

Sabemos que uma marca é uma ativo intangível. Por isso, a importância de registrar ela logo.

O registro de sua marca possui validade de 10 anos, sendo possível prorrogar esse prazo.

Você pode ainda buscar a ajuda de um profissional de marketing para elaborar um nome, a logo e a identidade visual de sua empresa.

 

Como encontrar informações de certas empresas?

Acessando https://encontracnpj.com.br/ você consegue saber a razão social de certa empresa, bem como o CNPJ, quem são os sócios, endereço etc. Saiba que basta você acessar esse site e informar o CNPJ.

Isso pode ser feito para estudar concorrentes, nomes similares ou seu mercado de atuação.

 

Concluindo

Neste post, você conferiu como saber se o nome de sua empresa já existe.

Como você viu, é preciso considerar vários fatores ao pesquisar e definir o nome de sua empresa ou marca, não é mesmo?

Isso é importante quando você vai abrir um negócio ou para evitar alguma consequência jurídica ruim ao usar um nome que já existe.

Imagina uma situação onde seu negócio começa a prosperar e crescer e de um dia para o outro você precisará mudar, logotipo e tudo que você construiu durante anos pois o nome que você utilizava alguém já tinha registrado antes?

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