Como fazer um orçamento de prestação de serviço

Como fazer um orçamento de prestação de serviço?

Um dos aspectos mais difíceis dos negócios de prestação de serviços é que eles são frequentemente personalizados, o que significa que cada projeto é distinto dos demais, dificultando o estabelecimento de um preço padrão para seus serviços. Nesse sentido, aprender a criar um orçamento de prestação de serviço e escrever boas propostas é essencial para o crescimento do seu negócio e a obtenção de contratos de alta qualidade.

No entanto, o processo de determinar como fazer uma ordem de serviço pode ser complicado, principalmente para quem está começando. Por isso, se você quer produzir um orçamento de prestação de serviço atrativo e correto, é só continuar lendo este artigo e aplicar todas as dicas.

 

O que é orçamento de prestação de serviço?

Antes de começarmos a falar sobre como fazer um orçamento de prestação de serviço, precisamos esclarecer o que ele é. Dessa forma, este é um documento que resume uma proposta de venda de serviços a um cliente.

Nele estão inclusos a apresentação dos valores, como o custo da obra, os materiais e equipamentos utilizados, e quaisquer impostos e descontos aplicáveis. Na maioria dos casos, o orçamento tem um prazo de validade, permitindo que o valor seja ajustado futuramente em uma nova proposta.

 

Qual a importância de realizar o orçamento na prestação de serviço?

Esse documento não é feito apenas como uma formalidade a ser seguida, mas sim como uma ferramenta fundamental no processo de vendas. Para começar, ele é utilizado em uma proposta comercial para mostrar todos os detalhes do serviço ao cliente e, em seguida, proceder ao fechamento do negócio.

Um orçamento claro e organizado que reflita a identidade visual da sua empresa transmite confiança e profissionalismo aos seus clientes, aumentando a probabilidade de uma venda. Além disso, ele serve como uma apresentação simplificada do contrato que será utilizado para a prestação do serviço.

 

Como fazer um orçamento de prestação de serviço?

É fundamental que você entenda como criar um bom orçamento para seus serviços para que seu modelo de negócios se desenvolva e permaneça financeiramente sólido. Com isso, os clientes reconhecerão seu profissionalismo e poderão tomar uma decisão mais informada sobre contratá-lo ou não. Por isso, veja os passos para obter sucesso na apresentação do orçamento de prestação de serviço.

 

1. Colete as informações

Quando surge uma oportunidade de negócio, você pode se sentir compelido a enviar sua proposta o mais rápido possível. Independentemente da rapidez com que você deseja enviá-lo, é preciso estar atento para coletar as informações essenciais para a construção do orçamento.

Nesse sentido, antes de tudo você precisa ter um conhecimento claro sobre quem é o seu cliente e o que ele deseja com o projeto. Além disso, você precisa determinar quais campos necessários para representar uma proposta comercial completa, sendo os dados mais comuns:

  • Logotipo da empresa
  • Número do orçamento para controle interno
  • Formas de pagamento 
  • Identificação da empresa e do cliente (nome, CPF/CNPJ e endereço)
  • Possíveis taxas, descontos e condições específicas.
  • Descrição detalhada dos serviços
  • Data de emissão do orçamento
  • Contatos da empresa (telefone, e-mail, site, WhatsApp, etc.)
  • Prazo para entrega/execução ou cronograma do serviço
  • Prazo de validade do orçamento
  • Preço do serviço (unitário e total, se aplicável)

Embora esses sejam os dados básicos que devem constar em qualquer orçamento, a depender do tipo de serviço prestado pode ser que novos campos precisam ser incluídos.

 

2. Apresente um layout profissional

O layout de sua ordem de serviço deve ser simples, fácil de ver e atraente para o cliente. O modelo clássico inclui o emblema da empresa e informações de contato, além de informações organizadas em diversos campos e tabelas.

Na internet, você encontra uma variedade de modelos prontos para usar, além de ferramentas para ajudá-lo a criar um modelo do zero com a identidade da sua marca. Nesse sentido, sites como Canva e Visme podem ser ideias para você que não tem muito conhecimento sobre design e suas ferramentas, mas gostaria de montar um documento que represente a empresa.

O mais importante é que seu orçamento tenha uma aparência profissional e seja agradável de ler, com informações bem organizadas.

 

3. Detalhe o serviço prestado

Quanto mais detalhada for a descrição do seu serviço, menos problemas você terá com sobrecarga de informações e insatisfação do cliente. Por isso, é fundamental explicar o que será feito, quando, como, por quem, por qual motivo, a que custo e em que condições, para que não haja dúvidas sobre o escopo do contrato.

Se você for oferecer um serviço de pintura, por exemplo, precisará especificar as cores e materiais que usará, bem como seus custos, preços de pintura externa e interna, cobertura total e prazo para conclusão.

 

4. Custos e trabalho

Este é provavelmente o passo mais crucial para determinar como fazer uma ordem de serviço. Afinal, indicar o valor de custo do trabalho é importante não só para você como para o cliente também. Por isso, você deve fazer o cálculo para que o preço final cobrado seja justo e ao mesmo tempo competitivo.

Para isso, o primeiro passo é descobrir quanto vai custar o projeto. Esse valor servirá como ponto de partida para determinar quanto cobrar do cliente. Muitas empresas usam a seguinte fórmula básica para estimar os custos:

  1. Faça uma análise o projeto;
  2. Coloque o número realista de horas que levará para concluir cada tarefa.
  3. Multiplique tudo por 1,5;

Dessa forma, você descobrirá quantas horas realmente precisa cobrar pelo serviço prestado.  Além disso, é preciso ficar atento também com o valor cobrado pela concorrência, para que ao final do cálculo o serviço não saia muito mais caro do que os outros prestadores que oferecem a mesma coisa.

 

5. Reforce os benefícios do serviço

Depois de definir o quanto você vai cobrar pelo seu serviço, você deve acrescentar os motivos pelo qual o seu orçamento de prestação de serviço é mais atrativo que os da concorrência. Para isso, inclua os objetivos do serviço e os benefícios que o cliente receberá. Isso agrega valor ao documento e facilita sua venda.  

Por fim, se você quiser ter mais segurança para a elaboração do seu orçamento de serviço, além de deixar as informações registradas e organizadas, invista em um sistema para sua gestão, conheça as soluções da SMB Store

 

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