O conceito de estratégia originou-se no campo militar. Diante da guerra, formular uma boa estratégia é condição necessária para a vitória. Com o tempo, o conceito de estratégia foi aplicado ao campo da gestão.
A batalha é diferente, mas o princípio é o mesmo. Para vencer, é preciso aprender a fazer um planejamento estratégico de alta qualidade.
O planejamento estratégico pode parecer um clichê no ambiente empresarial, mas na verdade é a ferramenta mais importante para o sucesso da sua empresa.
Em última análise, o planejamento é a essência do gerenciamento e você precisa determinar onde está e para onde deseja ir de maneira clara.
Se você tiver isso bem definido desde o início, será muito mais fácil atingir os objetivos da sua empresa e conquistar um lugar no mercado.
Por isso, neste artigo, vamos te explicar o que é, qual a importância e como fazer um planejamento estratégico. Veja os tópicos a seguir:
O que é o planejamento estratégico?
O conceito de planejamento estratégico se refere a um processo sistemático que determina a melhor maneira de uma organização atingir um ou mais objetivos no contexto da análise anterior.
Ele atinge esse objetivo por meio da análise de cenários, definição de objetivos e ações. Este é o conceito básico de gestão e administração de negócios.
Ao contrário do que muitos acreditam, não se utiliza essa estratégia apenas na criação de uma empresa, mas também o planejamento ajuda a estabelecer uma base sólida desde a implementação até a crise e a expansão dos negócios.
Qual a importância do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é o primeiro passo para determinar quais serão as medidas que a empresa tomará para concretizar a visão esperada em um determinado período de tempo.
Fazer um planejamento estratégico, ajuda a administrar o tempo, os recursos e a energia da estratégia do negócio, focando no que é realmente importante a longo prazo, ou seja, o que fará a empresa mais próspera.
A maioria dos gestores não gosta de planejar com antecedência, pois acreditam que estão desperdiçando tempo, quando na verdade, eles não conseguem entender o valor de fazer planos para o futuro.
O planejamento estratégico ajuda a entender as mudanças no ambiente externo e interno, pois ajuda a identificar problemas que podem surgir no futuro. Apesar da constante mudança em que se encontra o mercado, é inevitável a necessidade de se fazer um plano que oriente os processos, métodos e oportunidades de melhoria no trabalho da organização.
Como fazer um planejamento estratégico para sua empresa?
Para que o seu plano estratégico tenha sucesso, você vai precisar seguir algumas etapas. Veja!
Investigue como está a situação da empresa
Esta etapa deve servir como uma varredura completa na empresa. A primeira coisa que você deve fazer é revisar e analisar os resultados deste ano e avaliar completamente todas as ações que foram tomadas. Use ferramentas para avaliar sua situação financeira, marca, eficiência do processo, satisfação dos funcionários, qualidade do produto / serviço e outros fatores. Após a análise, o que foi bem feito, repita no ano que vem ainda melhor, e o que deu errado, conserte e não repita os mesmos erros.
Elabore suas metas e objetivos
Agora que você tem uma compreensão abrangente da empresa e de seus pontos-chave, é hora de definir as metas a serem alcançadas.
Para conseguir isso, idealmente, essas metas devem ser divididas em metas alcançáveis ao longo de um período de tempo.
Com as informações coletadas, você saberá o que fazer em 5, 10 ou até 20 anos, mas também precisará decidir o que fazer nos próximos meses para seguir essa visão. Saber para onde você está indo é a chave do sucesso. Portanto, estratégias precisam ser desenvolvidas para garantir a implementação eficaz das intervenções.
Crie um cronograma
Depois de ter metas, objetivos, estratégias e ações, tudo o que você precisa fazer é definir um cronograma e esclarecer a função de cada funcionário. Esta etapa é muito importante para garantir que o plano tenha a implementação conforme projetado.
O cronograma deve delinear as metas e atividades planejadas, bem como responsabilidades, prazos, indicadores de desempenho, recursos necessários e outras informações importantes para a equipe. De preferência, crie um documento visualmente atraente (física ou digitalmente) em um painel de planejamento que todos possam ver.
Invista na sua equipe
O planejamento estratégico é um trabalho em equipe que se beneficia de múltiplas perspectivas dentro da empresa. Por isso, é importante garantir a participação da equipe, não permitindo que seja apenas uma função exclusiva do gestor.
Portanto, mudá-lo, criar ideais e diretrizes e até propor novos produtos requerem investimento e treinamento de pessoal.
O sucesso da empresa é em grande parte atribuível à satisfação de seus funcionários. É em grande parte responsabilidade da empresa ter funcionários qualificados e bem treinados para desenvolver novas estratégias. Portanto, investir na realização de cursos, seminários, treinamentos avançados e capacitação de pessoal tem alcançado resultados positivos na gestão corporativa.
Tenha boas ferramentas de gestão
Não é fácil fazer um diagnóstico realista do negócio por conta própria. Medir cada evento que ocorre requer algumas ferramentas úteis e torna todo o processo mais fácil. Por isso, a escolha de um sistema ERP para apoiar a gestão depende em grande parte da determinação das verdadeiras necessidades do negócio.
Assim sendo, de acordo com a situação da empresa, a utilização de sistema adequado ajuda a desenvolver um plano estratégico seguro. Isso permite que a empresa fortaleça seus negócios em relação aos concorrentes, propondo estratégias para penetrar ou ocupar o mercado com sucesso.
Alcance bom desempenho, alcance boa penetração no mercado ou suporte a empresa e forneça estratégias para usar os negócios contra os concorrentes. Portanto, pensar no futuro sob a influência das condições atuais é fundamental para a formulação de medidas estratégicas que produzirão resultados positivos no próximo ano.
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