como escolher um líder de vendas

Como escolher um líder de vendas: 5 passos essenciais para acertar na contratação

Lidar com vendas pode ser bastante desafiador: é preciso acompanhar resultados, definir metas, estimular a equipe e muito mais. Para garantir que tudo isso ocorra e dê certo, é fundamental saber como escolher um líder de vendas.

Afinal, será ele o responsável por nortear o grupo para os objetivos, analisar os números e traçar estratégias que alavanquem o negócio. Para quem é dono de um negócio e precisa ter alguém em quem possa confiar, a escolha de um líder pode ser muito desafiadora.

Por isso, é necessário ter ideias organizadas e o conhecimento de etapas importantes para a decisão do profissional que irá guiar a equipe de vendas do seu negócio. Neste artigo, separamos 5 passos essenciais que ajudam gestores e profissionais de recursos humanos a acertarem na contratação de um líder com as características esperadas.

Assim, caso você esteja precisando escolher um líder de vendas para sua empresa ou precise decidir em breve sobre uma pessoa para ocupar este cargo, não deixe de conferir as dicas que trouxemos.

Boa leitura!

5 dicas fundamentais para escolher um bom líder de vendas

Para contratar um profissional adequado à vaga, não deixe de seguir essas orientações:

1 – Defina o tipo de líder que você deseja

Existem algumas personalidades de líder que são possíveis de perceber logo nos primeiros instantes, assim como em poucas respostas a perguntas estratégicas. “Como você lidaria com X situação?”, “Se um funcionário de sua equipe seu errasse nisso X, qual seria a sua postura?”.

Através de questionamentos como estes, é possível perceber se um líder é participativo, autocrático ou motivador, bem como se ele tem características variadas entre esses perfis.

Bem, o tipo de líder é muito importante, pois, mais do que tudo, a sua personalidade deve estar alinhada com a imagem e desejos da empresa. Assim, se uma empresa é mais pragmática e demanda agilidade em serviço, um líder transacional ou com foco em recompensas de curto prazo pode ser a pedida certa.

No caso de um líder de vendas, algumas características são fundamentais: estratégia, perfil analítico, comunicação assertiva com a equipe e olhar promissor ao crescimento do negócio.

Por isso, buscar um líder com esses traços e que se adeque ao esperado pela sua empresa é o ideal. Para aumentar as chances de acerto na escolha, você pode definir as características que espera deste profissional.

2 – Avalie o histórico do profissional

Se você deseja ter um bom líder de vendas, uma ótima maneira de fazer essa escolha é focar em profissionais que já tenham um histórico de sucesso no papel. É claro que é importante dar a chance para líderes que estão ingressando no mercado, mas se você quer ser pragmático (a) e apostar com menos chances de errar, analisar o currículo do candidato ajudará.

Verifique em quais empresas ele já trabalhou, por quanto tempo, quais eram as métricas e indicadores dessas empresas durante a gestão do profissional, etc. Tudo isso te ajudará a entender se ele é capaz de gerir a sua equipe de vendas de acordo com as expectativas para o seu negócio.

É válido dizer que cada empresa tem a sua peculiaridade, no entanto, um bom líder é capaz de incentivar a equipe e moldar metas e até mesmo sugerir alterações que elevam a produtividade do time.

3 – Busque indicações

Uma ótima maneira de acertar na escolha de um líder de vendas é através da indicação de pessoas da área. Pergunte a amigos, a pessoas do ramo e a quem possa conhecer um profissional que se encaixe na vaga e que tenha as características que você espera.

Indicações tendem a ser bastante assertivas, justamente porque as pessoas que indicam são de confiança e já conhecem o líder ou a líder que indicarão. Por isso, em caso de busca pelo líder ideal, não deixe de consultar amigos e empresários que também já lidaram com este profissional e principalmente tiveram sucesso com eles em algum momento!

4 – Opte por pessoas que têm boa comunicação na hora de escolher um líder de vendas

Além de escolher o perfil de líder que mais se encaixa com a sua empresa ou as personalidades que você espera que ocupem o cargo, é válido escolher um profissional que seja claro e comunicativo.

Como visto, a comunicação assertiva é um dos traços mais importantes em um líder, mas por quê? Bem, ao pensar na função, sabe-se que este colaborador deverá avaliar, planejar, reanalisar e ajustar pontos para melhoria de vendas conforme for atuando.

Durante este processo, a comunicação com o restante da equipe será fundamental. O time deverá saber exatamente o que precisa fazer e também o que não pode ser feito. Além de estar alinhados com o planejamento do líder, eles devem ter a liberdade de opinar e ser escutado ativamente pelo profissional que pode tomar decisões e nortear a equipe.

Quando a comunicação não ocorre da maneira que devia, os processos podem ser comprometidos, assim como a relação entre o grupo e o líder. Isso pode descredibilizar o seu trabalho e impactar no cumprimento de suas orientações. 

Assim sendo, opte por pessoas que sejam comunicativas, claras e ouvintes!

5 – Escolha um líder que entende de mercado

Atualmente, as pessoas que se destacam em um trabalho são aquelas que têm uma visão holística e consideram todos os fatores que podem impactar em seu ofício. Desse modo, quando se trata da escolha de um líder de vendas, a busca deve ser por um profissional que além de saber exatamente o que fazer, está apto a entender as variáveis, o contexto e as oscilações de mercado em que a empresa está inserida.

A compreensão do panorama como um todo vai fazer com que este líder atue melhor em seu planejamento e estratégia e possa construir projetos mais assertivos para implementar na sua equipe de vendas.

Por isso, não se prenda unicamente à formações e dados em currículo, mas converse com os candidatos sobre o contexto da empresa: faça perguntas que façam o profissional demonstrar como agiria diante de objeções de vendas, descubra o que ele pensa sobre tal cenário, entre outras questões estratégicas para saber se ele consegue analisar todos os impactos que uma equipe de vendas deve considerar.

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Até a próxima!

 

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