Como calcular a comissão dos seus funcionários

Não é segredo que dar aos funcionários uma renda maior do que seu salário pode ajudar a mantê-los motivados. 

Com os lucros adicionais, eles buscam inovar no dia a dia do trabalho, o que também pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. 

A prática da comissão requer planejamento, regras precisam ser formuladas para obter benefícios mútuos e cumprir seu papel de incentivo.

No entanto, para que essa medida funcione de forma eficaz, é importante entender a melhor estratégia para estipular as comissões de vendas, neste caso, uma das principais questões é como calcular esse benefício.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar o que é e como funciona, qual o melhor tipo e como calcular a comissão dos seus funcionários. Acompanhe a leitura!

 

O que é e como funciona a comissão de funcionários?

A comissão de vendas é uma forma de remuneração em que os funcionários recebem uma porcentagem do valor das vendas realizadas por eles e pela empresa. Esse valor pode ser pago por venda ou mensalmente, como um bônus.

O importante é que o empresário possa negociar a parcela da comissão, afinal um valor muito alto prejudica seus lucros, e um valor muito baixo não estimula o vendedor.

Você também deve considerar as características do produto / serviço que está vendendo. Produtos que são mais difíceis de vender devem fornecer uma porcentagem de comissão mais alta.

É importante que exista uma data para o pagamento da comissão. Dessa forma, tanto a empresa quanto os colaboradores podem se preparar financeiramente e controlar melhor o valor que pagam e recebem mensalmente. 

Se todo o processo de comissão for estruturado de forma adequada, seus funcionários vão ficar mais motivados e consecutivamente realizarão mais vendas, o que trará mais lucros para sua empresa.

 

Tenha transparência com a comissão dos seus funcionários

Pagar comissões à equipe de vendas é uma estratégia importante que pode motivar a equipe de vendas a aumentar a produtividade, melhorando assim os resultados financeiros da empresa. 

No entanto, é importante planejar sua política de comissionamento em detalhes e desenvolver planos diferentes para evitar mudanças que sejam desfavoráveis ​​ao vendedor durante o processo.

Isso não é favorável ao clima organizacional, deixa a equipe com medo de que possam existir surpresas desagradáveis. Se a empresa não tem escolha, é importante agir com transparência e não mudar drasticamente. Isso permite que a equipe de vendas tenha tempo para refazer o orçamento.

 

Que tipo de comissionamento é melhor?

Existem várias formas de implementar comissões à sua empresa. O primeiro passo é determinar o melhor tipo de comissão com base na cultura da sua empresa!

Separamos algumas delas a seguir. Veja!

  1. Comissão por faturamento

Neste caso, o gerente paga ao funcionário uma comissão com base na fatura do mês anterior, independentemente de a venda ser à vista ou parcelada. 

Existe uma variante desse modelo de comissão, nos casos de parcelamento, a comissão só é paga após o recebimento do pagamento pela empresa. 

Assim, os gestores podem controlar melhor o fluxo de caixa da empresa e evitar contratempos financeiros.

  1. Comissão por lucro

Neste tipo, o valor da comissão não depende do preço de venda, mas sim do valor da margem de lucro realizada pela empresa. 

A vantagem dessa comissão é que os gerentes podem prever quanto dinheiro eles podem transferir para os funcionários, sem afetar a situação financeira da empresa.

  1. Comissão por venda

Por meio desse tipo de comissão, o funcionário recebe uma porcentagem fixa do valor total que ele vendeu durante um período de tempo (geralmente dentro de um mês). 

Esse modelo é, sem dúvida, o mais utilizado nas empresas, porque é mais simples de implementar e é mais fácil para as empresas monitorarem o desempenho dos funcionários.

No entanto, as pessoas devem permanecer vigilantes. Com o tempo, os funcionários se acomodam. Por isso, essa forma de comissão deve ser reinventada periodicamente. 

Uma forma de manter a equipe motivada é fornecer uma porcentagem ou preço adicional, ou premiações, como uma viagem para o vendedor com as vendas mais altas de cada mês. A criatividade pode ajudar bastante os gestores neste momento.

 

Como calcular a comissão dos seus funcionários?

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de comissão, vamos entender como ela é calculada?

Traçe o seu objetivo

A primeira etapa no cálculo da comissão da equipe de vendas é determinar seu objetivo principal: qual é o salário padrão de um funcionário? Isso será uma recompensa pelo seu trabalho? 

Definir esse objetivo vai te ajudar a saber como esse comissionamento será feito e qual a melhor forma de organizá-lo. 

Além disso, você pode contar com a ajuda da equipe para construir como esta nova forma de pagamento será feita.

Também pode ajudá-lo a escolher o melhor tipo de comissão com base no desempenho da empresa e dos funcionários. Assim, encontra-se uma forma de todos ficarem satisfeitos. 

O seu negócio vai se beneficiar de um aumento nas vendas, além disso, os funcionários poderão ganhar mais como recompensa por seus esforços e pelas metas alcançadas pela empresa.

 

Tenha em mente os custos

É importante considerar os custos associados à aplicação de comissões à sua equipe. Essa porcentagem não pode ser muito pequena ou muito grande, caso contrário, não será uma medida eficaz.

Você também precisa considerar o que está vendendo: produtos ou serviços muito caros ou com baixa demanda devem ter um valor de comissão mais alto, porque concluir a venda também exige que os funcionários trabalhem mais.

O mesmo vale para o estabelecimento de metas. 

Metas muito altas não vão motivar os funcionários para alcançá-las, porque eles sabem que não é fácil alcançá-las e metas muito baixas não conduzem ao desenvolvimento e nem faz os funcionários se esforçarem mais.

Portanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre o valor que o funcionário ou equipe precisa vender e o valor pago a título de comissão, para que todos possam crescer exponencialmente e ganhar dinheiro.

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