Como agilizar o processo de controle de vendas?

Todas as atividades de uma empresa são pensadas e planejadas para serem executadas de acordo com uma estratégia. Quando esse processo é negligenciado, é comum tocar a marca com base em impressões e achismos, o que dificulta o controle real das operações. Essa negligência pode gerar graves prejuízos, além de insatisfação por parte dos clientes.

O controle de vendas é uma rotina fundamental de qualquer empresa, afinal, ela é estratégica para a tomada de decisões até mesmo em outras áreas do negócio, como o marketing e a logística.

É com base nisso que nós da SMB Store decidimos criar este conteúdo exclusivo para que você entenda de uma vez por todas o que é controle de vendas e como agilizar esse processo no dia a dia.

Confira!

O que é controle de vendas na prática?

De acordo com a consultoria HBR, aproximadamente 51% das empresas bem sucedidas possuem um processo de vendas bem estruturado e padronizado. Afinal, essa é uma premissa para garantir que a sua empresa está faturando nas áreas corretas, fomentando investimentos para ampliar os resultados.

Nesse sentido, o controle de vendas trata-se do conjunto de ferramentas, ações e metodologias utilizadas para entender como as vendas acontecem na prática, gerando informações que podem ser aproveitadas em todas as áreas da empresa.

Por exemplo, com o uso de um sistema ERP você pode compreender que, digamos, 80% das suas vendas acontecem no cartão de crédito, 5% no crediário próprio e 15% no dinheiro.

Ora, se a maior parte das vendas é no crédito, então você precisa saber que o seu capital de giro precisará ser maior para garantir o funcionamento da empresa até que esse dinheiro caia na conta. Além do mais, por ter crediário próprio, você saberá que tem o risco de não receber 5% das vendas. Compreende?

O controle de vendas é o processo no qual o empreendedor se esforça para entender a realidade da sua empresa com base nas transações realizadas. Esses dados servem para embasar as suas decisões, de modo que elas tenham um grau maior de acerto.

Como agilizar o processo de controle de vendas?

Você deve ter notado que o controle de vendas é uma disciplina complexa, mas que pode ser simplificada com o uso de ferramentas e tecnologias próprias da área. Portanto, listamos aqui algumas dicas e passos que podem agilizar esse processo na rotina. Acompanhe:

Utilize um Sistema ERP completo

Um sistema de gestão integrada é uma peça fundamental para garantir a análise correta no seu controle de vendas. Certamente você já deve ter se dado conta de que fazer isso com papel e caneta é trabalhoso e pode gerar graves erros.

Nesse sentido, note que um sistema ERP é uma maneira, acima de tudo, de padronizar as informações. Afinal, não há como ter um controle eficiente se cada colaborador registra as vendas de uma maneira diferente. É preciso que haja uma unidade e que todos compreendam como os dados devem ser coletados.

Com o uso de um sistema ERP, tudo o que a sua equipe precisará fazer é inserir os dados de acordo com os campos digitáveis. Isso reduz significativamente os erros e facilita a geração de relatórios, que serão os documentos-chave para o controle de vendas.

Estabeleça metas e objetivos

O segundo passo mais importante é estabelecer metas e objetivos para a sua empresa. Afinal, se você não conseguir enxergar um motivo para fazer esse controle, a tendência é que ele vá deixando de ser realizado, uma vez que existem inúmeras obrigações na rotina de um empreendedor.

Crie objetivos claros e que façam sentido para a sua equipe e para o momento que a sua empresa está vivendo. Não há como chegar a 1 milhão de faturamento sem passar antes pelos 100 mil, concorda?

Determine os seus KPIs

Você deve estar se perguntando, “o que eu devo observar no controle de vendas?”. De fato, se não respondermos essa pergunta, parecerá que essa é só mais uma rotina burocrática no dia a dia da empresa.

Porém, saiba que você define o que é importante. Cada empresa é única e o empreendedor é o único que saberá o que deve ser levado em consideração ao fazer uma análise.

Para isso, invista em KPIs, ou os Indicadores-Chave de Processos. Quais são as métricas mais importantes no seu contexto? Pode ser:

  • Número de vendas;
  • Taxa de conversão;
  • Média de descontos concedidos;
  • Número de transações no crédito ou débito, entre outros.

É importante definir o seu conjunto de KPIs para que todas as vezes que você fizer uma análise sobre o controle de vendas, esteja observando o mesmo conjunto de informações.

Invista em Customer Relationship Management

Por fim, outro ponto importante para acelerar o processo de controle de vendas é no investimento em gestão de relacionamento com o cliente.

Lembre-se que o controle de vendas está associado às vendas finalizadas, mas também às que foram perdidas, ao seu estoque, aos preços praticados e até mesmo às promoções realizadas.

É preciso entender como se dá o relacionamento do seu cliente com a marca, de modo que seja possível criar estratégias mais assertivas para fidelizá-lo com base nesse mesmo controle. Note que esse é um ciclo virtuoso que se retroalimenta.

Se você percebe que os descontos concedidos são altos, ou que grande parte das pessoas parcelar as compras muitas vezes, pode se ter um indício de que os seus preços estão altos. Mas claro, tudo depende do seu nicho e do seu público-alvo.

Aliás, essa é mais uma razão para investir em CRM. De nada adianta focar em controle de vendas se isso não gerar valor para o cliente de alguma forma, afinal, esse deve sempre ser o seu maior objetivo para se consolidar no mercado como uma marca relevante.

Nós da SMB Store podemos ajudá-lo a estruturar o seu controle de vendas de maneira simplificada, otimizando o seu tempo, gerando maior produtividade e acelerando os resultados da sua empresa.

Acesse a nossa página agora mesmo para compreender como podemos ajudar o seu negócio, gerando valor.

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