8 dicas para criar um ambiente de trabalho motivador

Como criar um ambiente de trabalho motivador? Você já se perguntou sobre isso?

Motivação no ambiente de trabalho é hoje um elemento fundamental para qualquer organização ou empresa. Ainda mais em tempos de Pandemia, em que os níveis de ansiedade nas pessoas tendem a aumentar.

Segunda uma pesquisa da Revista Você S/A, para mais da metade de 136.000 funcionários que responderam uma pesquisa, eles disseram que um bom lugar para se trabalhar é onde eles sentem motivação pelo trabalho que realizam.

Por isso, neste post você vai ver 8 dicas para criar um ambiente de trabalho motivador.

Continue conosco!

 

Por que criar um ambiente de trabalho motivador?

Segundo Carvalho e Serafim, autores referências na área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, é no ambiente de trabalho onde as pessoas passam mais tempo.

Para Stephen Robbins, referência mundial em comportamento organizacional, a motivação é a disponibilidade do trabalhador exercer altos níveis de esforços para alcançar objetivos em uma organização.

E por isso, é importante pensar e rever filosofias e práticas de liderança e gestão de pessoas, de modo a ter pessoas mais engajadas na busca pelos objetivos das empresas.

As pessoas ou colaboradores são os clientes internos de qualquer empresa, por isso, antes de buscar entregar valor e satisfazer os clientes externos (consumidores etc), é importante conhecer e buscar satisfazer os colaboradores em suas necessidades.

Isso porque colaboradores insatisfeitos ou desmotivados, tendem a levar isso para o relacionamento com os clientes, o que gera desgaste e baixo desempenho nos resultados da empresa.

Por isso, veja algumas dicas de como lidar com a motivação no ambiente de trabalho.

 

Dicas para criar um ambiente de trabalho motivador

 

1- Faça pesquisas de satisfação

Essas pesquisas precisam ser feitas, pois através delas a empresa fica sabendo da percepção dos colaboradores em relação a empresa e suas práticas.

E assim, a empresa pode providenciar estratégias para aprimorar processos, relacionamento com as lideranças e outros fatores motivacionais.

Mas a partir dessas pesquisas aplicadas, a empresa deve tomar providências a partir das evidências coletadas.

 

2- Identifique o nível de estresse

Conforme um estudo feito pela Agência Brasil, o estresse é considerado o terceiro maior motivo para afastamento do trabalho no Brasil.

Hoje, devido a conjuntura econômica, sanitária e política que o Brasil vem passando, ficou ainda mais fácil encontrar trabalhadores estressados dentro das empresas.

Desse modo, a empresa deve encaminhar o colaborador para um acompanhamento com o psicólogo ou outro profissional.

Além disso, a empresa deve tratar esses colaboradores de maneira diferenciada, além de elaborar políticas e ações internas para combater esses fatores e ter mais motivação.

 

3- Tenham líderes preparados

A crítica em relação ao relacionamento dos líderes com os colaboradores, é também um dos fatores de mais queixas nas empresas.

Sendo assim, a empresa deve preparar suas lideranças para conhecer melhor a equipe e ter com ela um bom relacionamento, de modo que seja pautado no respeito, boa comunicação, troca de ideias e empatia, principalmente.

O líder deve ser preparado para compreender e atender as necessidades básicas de seus colaboradores.

 

4- Condições de crescimento

Segundo a pirâmide do Psicólogo Maslow, nessa pirâmide onde ele explica as necessidades das pessoas, a necessidade de crescimento e autorrealização está no topo da Pirâmide.

Assim, a empresa na medida do possível, deve proporcionar condições para as pessoas desenvolverem e exercitar melhor seu potencial. Assim, como se desenvolverem na empresa como pessoa e profissional.

E, a empresa precisa estimular o próprio trabalhador a procurar se autoconhecer e a realizar atividades que ele possa crescer e se desenvolver.

5- Reconhecimento no trabalho

Um dos fatores também muito importantes de ser trabalhado nas empresas, é quanto as práticas de reconhecimento do desempenho do colaborador.

As pessoas quando percebem que todo os esforços delas em prol da empresa não são reconhecidos, elas ficam muito desmotivadas.

Segundo pesquisas, as pessoas precisam sentir reconhecimento sempre que baterem metas e atingir os objetivos. Seja em forma de uma parabenização, uma recompensa ou outras práticas de reconhecimento.

 

6- Permita o trabalho em equipe

Muitas pessoas não gostam de trabalhar sozinhas, pois a monotonia tende a deixar as pessoas desmotivadas, por isso, permitir o trabalho em equipe pode ser um importante fator motivador.

Diante isso, o trabalho em equipe permite a troca de ideias, interação pessoas, troca de experiência, e isso é importante para aumentar o engajamento das pessoas no trabalho.

Em equipe, é natural que as pessoas unam forças para produzir cada vez mais e melhor. E até as tarefas mais simples, ficam mais gostosas de serem realizadas.

 

7- Gestão participativa

Esconder certos fatos dos colaboradores, ou até mesmo tomar decisões autoritária é o caminho certo para ter colaboradores desmotivados e o turnover (rotatividade de pessoas) tende a aumentar.

O ser humano, segundo a Pirâmide de Maslow, tem necessidade de ter um senso de pertencimento.

Por isso, a empresa que deseja ter colaboradores mais motivados no trabalho deve permitir que eles opinem nas práticas da empresa, que possam dar sugestões de melhorias, saber das decisões que a empresa está prestes a tomar etc.

Então, sabendo isso, a empresa deve envolver e fazer o pessoal para participar dos rumos da direção da empresa.

 

8- Metas e objetivos

As pessoas são seres competitivos, sabendo disso, a empresa deve estabelecer objetivos e metas para que as pessoas possam buscar realizar.

Isso é importante, pois as pessoas precisam de um parâmetro, enquanto exercem suas atividades.

Sem estabelecer objetivos e metas, as pessoas se perdem ou não sabem o que se espera delas.

Sendo assim, o líder juntamente com sua equipe deve estabelecer metas mensais para serem buscadas. E à medida que forem atingidas, os colaboradores devem receber um feedback a respeito.

 

Concluindo

Neste post, você viu 8 dicas para criar um ambiente de trabalho motivador.

Agora que você conhece todos esses fatores, aproveite para aplicar essas dicas na sua empresa e torne o ambiente de trabalho mais motivador.

Com certeza, você vai ver resultados melhores a cada dia na sua empresa.

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