Como aumentar as suas vendas: conheça 6 estratégias

Se você é empreendedor e as vendas estão fracas, mas deseja saber como melhorá-las, nesse artigo iremos te mostrar algumas estratégias de sucesso para aumentar suas vendas e fazer sucesso no mercado. 

Continue a leitura e veja como fazer isso!

 

Conheça o mercado para aumentar suas vendas

Um dos principais pontos para crescer suas vendas é você começar a conhecer o mercado que está atuando. 

Seu setor de investimento com certeza é amplo e possui muitos concorrentes. Logo, você precisa conhecê-lo de uma ponta a outra para que saiba onde mudar, onde necessita de mais atenção para investimentos.

Seu mercado possui segredos e técnicas de sucesso, então você é imprescindível que você estude com muita frequência, para acompanhar o fluxo. 

Sim, acompanhar o fluxo! 

Isso significa que você vai estar pareado com o fluxo? Não! 

Significa que você sabe qual direção estão indo e por conhecer bem o mercado, irá ultrapassá-los.

Por exemplo, durante o ano possui diversas datas comemorativas, e as marcas sempre estão antenadas – um bom período antes da data principal – para o que será comemorado. 

Quando uma começa, já puxa a outra. 

As campanhas são iguais? Não. Mas seguiram o fluxo. Algumas melhores que outras, mas sabiam para qual direção seguir. 

Conheça seu mercado, para que você consiga executar a próxima dica. 

 

Conheça seus clientes para aumentar suas vendas

Após conhecer o mercado, é de maior importância que você conheça seus clientes. Para isso, é necessário que você tenha conhecimento de:

  • Quais produtos mais os agradam: faça um levantamento dos seus produtos que saem com maior frequência, e qual público mais compra eles (idade, cores, estampas, tamanhos etc.) A partir disso, mantenha estoque dos itens.
  • Qual fluxo de compra: realizando outro levantamento observatório, tente fazer uma relação de seus clientes fiéis e qual o fluxo de compra dele.
  • Qual opinião deles sobre sua loja: clientes satisfeitos é o que todo empreendedor deseja, certo? E você só saberá se ele está satisfeito, perguntando-o.
    Faça pesquisa de satisfação, solicitando feedback informando os pontos positivos e negativos de sua loja. Com isso você saberá o que precisa mudar ou aperfeiçoar. 

Se suas vendas forem por loja online, você consegue fazer esses levantamentos pelo Google Analytics. Ele fará um relatório de fluxo que te auxiliará nesse processo de conhecimento e retenção de clientela. 

 

Qualidade dos produtos

Independente do ramo de seu negócio, a qualidade do produto é o principal fator de retenção de clientes. 

A maioria dos consumidores compram pelo “olho – viu, gostou, comprou.”

O cliente gosta de higiene, qualidade no tato, sabor, cor. Ele precisa ver seu pedido e sentir a necessidade de comprá-lo. Pode ser que não compre naquele momento? Sim, e é normal. Contudo, no momento oportuno, ele lembrará da sua loja e irá até você. 

Além disso, a qualidade precisa ser contínua. 

É comum perceber em diversos estabelecimentos que iniciam com a qualidade de uma forma e depois de um tempo mudam completamente. 

Isso pode ser benéfico em custos, contudo prejuízo em quantidade de vendas. 

Mantenha sua qualidade e os clientes se manterão ao seu negócio. 

 

Atendimento

O atendimento faz total diferença no fluxo de suas vendas. É necessário que você faça investimentos para que o atendimento da sua loja, física ou virtual, sempre seja com qualidade. 

 

Treinamento da equipe pode aumentar suas vendas

Sua equipe de atendimento precisa estar treinada de acordo com seu seguimento. 

Por exemplo: se você tem uma loja de produtos e adereços para cabelo, é imprescindível que sua equipe de atendimento tenha conhecimento necessário para vender o produto. 

Se ele não conhece o produto que vende e não se mantém atualizado do mercado, ele não irá finalizar a venda para clientes indecisos. 

Isso significa que você só deve contratar pessoas que já tenha conhecimento prévio? Não. 

Significa que você precisa dar treinamento e capacitação para sua equipe, seja eles com conhecimento prévio ou não. Além de seu estabelecimento também se manter atualizado no mercado, sobre novos produtos e tendências. 

 

Motivação, humanização

Essas três coisas são fundamentais para bom atendimento, e um direciona ao outro. 

O funcionário precisa estar motivado, e para isso a empresa deve garantir a ele ao menos um bom motivo que o faça ir trabalhar disposto e motivado, isso pode incluir salário, benefícios, condições físicas de trabalho como materiais etc. 

O atendimento necessita que seja humanizado. Isso significa que deve prestar um serviço igualitário a todos, com sensibilidade e disposição em servir, para que o cliente se sinta acolhido no estabelecimento, portanto, sempre retornará. 

 

Acessibilidade 

Você terá um público diversificado, por isso é imprescindível que você preste um atendimento acessível. 

Com disponibilidade de atendimento por várias vias – ligações, WhatsApp, chat virtual, e-mail etc. 

Sempre mantenha funcionários responsáveis por essa área, com boas condições de trabalho. Pois são as principais vias de suporte ao consumidor. 

 

Planejamento e metas 

“Se você não sabe o que quer, qualquer coisa serve.” 

Essa frase é muito comum ser usada para falar sobre futuros, contudo também pode ser aplicada em seu negócio – no qual não deixa de ser seu futuro. 

É imprescindível que você saiba o que deseja alcançar em seu empreendimento.  E para isso você precisa fazer planejamentos e definir metas. Por isso, sua equipe precisa de metas.

Faça um quadro expositivo, com metas diárias, semanais ou mensais definindo um objetivo corporativo, para que trabalhem com propósito e tenham sucesso. 

Inclua na visão de sua empresa que é essencial o serviço de todos com motivação e propósito para que a empresa alcance êxito em vendas, captação de novos clientes e bons relatórios, isso é benéfico a todos. 

 

Invista em marketing para aumentar suas vendas

O marketing conquistou um espaço importantíssimo nas instituições, pois possui um papel de atração muito eficiente. 

É preciso que você invista em campanhas de marketing para atrair, mas também para reter clientes. 

Isso pode ser feito de forma virtual (marketing digital) ou de forma física (outdoor, panfletos, cartazes, carro de som etc.) Veja qual melhor maneira de acordo com sua condição de investimento.

“O que não é visto, não é lembrado.” 

Se você quer ser lembrado pelo público, então além de todas outras dicas, você precisa ser visto, necessita tomar território. 

O marketing tem o papel de atuar nesse processo de conquista do cliente com diversificação, inovação, bem como criatividade. 

Use as tendências ao seu favor. Seja uma empresa inovadora e criativa, inclusive dentro da própria organização. 

Empresas tradicionalistas demais estão ficando para trás no mercado, sendo ultrapassadas por instituições que ousam arriscar e inovar. 

Seja o empreendedor que atrai o cliente de forma que ele sempre lembre de sua loja devido a qualidade de seus produtos, bom atendimento e inovação. 

 

Nós da SMB Store possuímos o suporte que você, empreendedor, precisa para decolar em suas vendas de forma simples, bem como prática. 

Entre em contato através dos nossos canais de atendimento e assim, saiba como podemos te ajudar. 

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