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Como vender mais pelo WhatsApp em 2021? Saiba como!


Hoje, em tempos de avanço da tecnologia e mudança no comportamento do consumidor, uma pergunta comum é: como vender mais? Como vender mais usando o WhastApp?

São perguntas certas feitas pelos empreendedores, em geral. Hoje, a internet nos trouxe canais incríveis para que as marcas se conectassem mais com as pessoas e, assim, gerar mais visibilidade e vendas.

O WhastApp, por exemplo, é um canal poderoso para uma melhor comunicação com as pessoas e clientes, por sem um canal simples e direto nas mensagens.

Mas, quais as vantagens e principais estratégias usadas pelo WhatsApp? Por isso, este post foi feito pensando nisso; ele vai te ajudar a vender mais pelo WhastApp.

Acompanhe nossas dicas.


Afinal, o que é, qual a importância e as vantagens do WhastApp Business?

É uma versão do WhatsApp tradicional, mas que foi pensada para uso do empreendedor.

Com essa versão para negócios, você consegue manter uma comunicação mais personalizada com seu público, enviar promoções e conteúdo em massa, informar seus horários de atendimento, deixar mensagens automáticas para agilizar o atendimento e muito mais.

E, olha que quase todas as pessoas têm o aplicativo instalado em seu celular e não passam 1 hora se quer sem olhar o aplicativo.

Por isso, ele se tornou um canal poderoso para gerar mais vendas para seu negócio.

Segundo dados da Oberlo, o WhatsApp tem atualmente mais 2 bilhões de usuários no mundo e está disponível em mais de 180 países.

Para você ver o potencial desse canal para gerar melhor relacionamento com as pessoas e vendas.


Como vender usando o WhastApp?

Como sabemos, não há uma receita pronta para gerar a conversão e vendas, o que existem são algumas práticas que quando combinadas, ajudam a melhorar a visibilidade de sua marca e a gerar novas oportunidade de vendas.

Assim, separamos para sua empresa algumas dicas que consideramos importantes, veja:


1- WhastApp Business

Você já trabalhou com o WhastApp Business? Se não, quem sabe está na hora? Trata-se de uma versão similar a versão pessoal, então, se você já conhece esta versão, saberá usar a versão Business.

Este é usado por empreendedores, no sentido de otimizar a comunicação com os clientes e, assim, elevar a performance em vendas.

Dentre suas vantagens, você pode cadastrar o telefone fixo do seu estabelecimento com o número de sua conta no WhastApp Business.

Assim, você não precisa de um novo chip de celular ou novo número.

E, com a versão para negócios, você consegue, ainda, cadastrar quando sua empresa está funcionando para orientar melhor os clientes e de modo mais ágil.


2- Divulgue seu telefone

Ao divulgar seu telefone ou de sua empresa, você consegue alcançar mais pessoas, e você pode fazer isso colocando-o na Bio do Instagram, por exemplo.

Mas sempre que você divulgar seu número de celular, busque informar aos usuários o tipo de conteúdo que eles terão acesso, por meio de tal canal de comunicação.


3- Solicite contatos

Para uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, é interessante você ter uma lista maior de contatos de pessoas que tenham interesse em seus produtos ou serviços.

Então, nos formulários de cadastro do seu site, solicite os contatos do pessoal que entra em contato com você.

Ademais, coloque um plugin ou um botão no seu site para direcionar o atendimento para o WhastApp, o que aumenta seus contatos.

Claro, peça autorização para as pessoas, antes de iniciar uma ação de envio de conteúdos, o que evita contatos invasivos ou outros aborrecimentos.

E, seu número de celular deve estar mais disponível para facilitar o acesso pelas pessoas.


4- Cadastre seus clientes

Agora, o próximo passo é criar uma agenda com esses números.

Salve os números, colocando o nome e sobrenome de seus contatos; isso facilita para uma comunicação personalizada com os mesmos e melhora a experiência com eles.

Busque criar uma planilha e coloque nela as categorias de clientes, conforme o interesse deles em seus produtos ou conteúdos.

Para você enviar suas listas de transmissão.


5- Listas de transmissão

São ferramentas usadas para envio de mensagens e conteúdos para grupos de pessoas, simultaneamente.

Conforme a categoria de clientes criadas acima, você pode fazer disparos exclusivos de conteúdos e ofertas.

E, reforçamos a necessidade de divulgação antecipada do seu número para que você tenha uma boa performance com o envio de suas mensagens.

Pois se a pessoa não tiver seu contato salvo, ela não consegue receber seu conteúdo.


6- Crie respostas rápidas

Tenha algumas mensagens prontas para serem enviadas para adiantar alguma pergunta dos usuários. Tais como, mensagens para finais de semana ou feriado que você não vai atender.

Pelo aplicativo, você consegue criar uma mensagem, de modo que o cliente ao entrar em contato com você, não fique esperando, isso quando não tiver pessoas para responder as mensagens.



7- Agilidade no atendimento

Ao divulgar seu contato de WhastApp para as pessoas, isso facilita o atendimento e confere mais agilidade na hora delas fazerem seus pedidos.

Defina um atendente para esse canal de comunicação para dar respostas precisas aos clientes, anotar pedidos e disparar informações assertivas para eles.

Isso faz com que seu negócio seja lembrado favoravelmente pelas pessoas. E, seja sempre educado ao receber e responder mensagens.


8- Use o WhatsApp Web

Com isso, você ganha mais agilidade no atendimento ao público. O WhatsApp Web é uma maneira de ter o App no seu computador, o que agiliza o atendimento.

Como acessar? É fácil. Vamos ver.

Esteja com seu celular ligado à internet e fique perto do computador que vai usar para escanear o QR code.


Lembrando que é preciso estar com o celular conectado o tempo todo para o mensageiro funcionar, no WhatsApp, as conversas são armazenadas no seu smartphone e a versão web apenas espelha-as para o computador.


Primeiramente pelo computador acesse web.whatsapp.com


Agora no seu smartphone:

  • No Android, abra o app e toque no botão de menu, localizado no canto superior direito, e depois em WhatsApp Web;

  • No iPhone, abra o app e toque no menu Ajustes e depois em Web/Desktop;

  • Toque em Escanear Código QR;

  • Se você ainda não tiver concedido, dê permissão para acessar a câmera;

  • Aponte o celular para o código da tela do computador;

  • Pronto! O WhatsApp fará a leitura automaticamente.


Você terá mais organização e melhor atendimento ao usar o aplicativo no seu computador, pois seu disparo de mensagens e comunicação, ficam mais rápidos.


Use gatilhos mentais para vender mais


Você sabe o que são gatilhos mentais? Não? Vamos te contar.

Gatilhos mentais são caminhos criados numa comunicação, que permitem que as pessoas tomem decisões mais rápidas, estas que podem ser decisões de compras.

Trata-se de uma técnica que ajuda a engajar as pessoas e a quebrar objeções na hora da venda.

Por exemplo, você já tentou convencer seu esposo de que tal restaurante era o melhor, porque havia mais pessoas esperando na porta para entrar.

Pois é, trata-se do gatilho da prova social; como havia muita gente no restaurante, você acreditou que tal estabelecimento era o melhor.

Vamos aprender mais sobre alguns gatilhos mentais:


· Novidade

As pessoas adoram uma novidade, quando têm acesso a uma novidade em primeira mão, sentem que estão em vantagem em relação a outras pessoas.

Use, então, esse gatilho.


· Urgência

Esse é outro gatilho poderoso para fazer as pessoas decidirem por sua oferta. Faça com que as essas priorizem a compra de seus produtos ou serviços usando um horário para sua oferta terminar ou data de fim da promoção.

Isso cria nas pessoas um senso de urgência.


· Prova social

Use os depoimentos as pessoas que já compraram de você, a seu favor. Isso é poderoso para convencer as pessoas de que sua empresa tem uma ótima solução para a vida delas.

Divulgue, portanto, a experiência positiva de outras pessoas com sua marca e convença outras pessoas a quererem experimentar suas ofertas. Assim, você vai vender muito mais!

O que não é recomendado fazer pelo WhatsApp

Vamos conferir?


1- Não crie grupos

Nem todos gostam de participar de grupos, até porque as pessoas não têm muito tempo de engajar nos grupos ou de participar.

E o número de celular das pessoas ficam expostos para todos do grupo, e muitos não gostam disso.

Se desejar se comunicar com mais pessoas, use as listas de transmissão, e não os grupos.


2- Use mensagens curtas

As pessoas não têm tempo para ler mensagem longas, ou muitas têm dificuldade de interpretação. Então, sua mensagem precisa ser curta e mais direta.

Por isso, use mensagens assertivas e mais diretas com as pessoas.


3- Não force vendas

Ou seja, não fique enviando ofertas todos os dias. A frequência deve ser pensada para você não causar desconforto nos seus clientes.

Procure usar esse canal para ter bom relacionamento com as pessoas e oferecer dicas práticas para suas vidas.

Não fique focado em vendas, mas em ajudar as pessoas, ofereça, então, algum conteúdo que elas valorizem.


4- Cuidado com os erros de gramática

Os erros de gramática podem passar uma imagem ruim de sua empresa, então, escolha uma pessoa para se comunicar nesse canal, que saiba escrever bem.

E, não se preocupe em vender o tempo todo, mas em ter uma marca que as pessoas confiem e queiram relacionar.



Concluindo

Neste post de hoje, você aprendeu mais sobre o aplicativo WhastApp e como e relacionar melhor com as pessoas e a gerar mais vendas através dele.

Trata-se de uma excelente ferramenta que chegou para ajudar os empreendedores as impulsionarem as vendas do negócio para dar mais resultados.



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