Como atrair clientes em tempos de pandemia? Veja 10 estratégias

A pandemia chegou e tem causado toda uma transformação no mundo corporativo e na sociedade em geral. Foram muitos os efeitos negativos para muitos países.

Segundo dados do IBGE, somente até julho de 2020, 716 mil empresas brasileiras de pequeno porte já haviam encerrado suas atividades.

Assim, preparamos algumas estratégias que vêm sendo usadas por muitos e que vêm surtindo bons resultados. E, nesse âmbito, o cliente merece um foco especial.

Afinal, o maior ativo do seu empreendimento é seu cliente. Saiba que sem ele, não existe negócios e seu empreendimento não sobrevive.

Desde já, criar e executar algumas estratégias é essencial para atrair o cliente para seu estabelecimento, estreitar relacionamentos e fazer negócios.

Por isso, neste artigo de hoje, veja como atrair clientes em tempos de pandemia.

10 estratégias para atrair clientes em tempo de pandemia

 

Vamos conferir?

 

1- Como atrair clientes em tempos de pandemia: crie conexão com seu cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial, pois assim, ele vai lembrar de você e das suas soluções.

Por isso, investir no relacionamento é algo estratégico. Pois quanto mais você conhece do perfil, sabe como vive seu cliente e entrega as soluções que ele precisa, essa relação fica mais estreita e mais frutífera.

Recomendamos que tente estender esse contato com seus clientes através das redes sociais, mostrando seu dia a dia, os bastidores do seu negócio, criando enquetes para conhecer mais seus clientes e promover sua marca criando estratégias para promoções, novos produtos e etc.

Com essa dica é possível cultivar a relação e fidelizar seus clientes ainda mais. E, assim, as vendas tendem a aumentar.

 

2- Como atrair clientes em tempos de pandemia: Redes sociais

Invista nas redes sociais, pois as compras online aumentaram muito com a pandemia.

Somente no primeiro trimestre de 2021, as compras online tiveram alta de 57,4%, segundo dados da Ecommerce Brasil.

Então, ter um perfil ativo nas redes sociais funciona como uma importante vitrine. Mas seu perfil deve ser pensado de modo estratégico. Capriche na sua Bio e mostre o que você faz e para quem faz.

Principalmente, se você trabalha com comidas, saiba que as pessoas comem primeiro com os olhos. Então, ter boas fotos de seus produtos é um grande estímulo para atrair clientes e aumentar as vendas.

Dentre algumas dicas para você praticar:

· Tenha uma identidade visual;

· Invista em conteúdos voltados para sua audiência e não somente em postagens de vendas;

· Publique boas imagens ou fotos;

· Interaja com sua audiência, respondendo dúvidas e comentários;

· Tenha um link clicável na Bio para direcionar as pessoas para um canal de comunicação mais dinâmico (como WhastApp);

· Publique quando sua audiência estiver mais online;

· Faça lives, programe eventos online (para ensinar algo) e faça promoções para atrair a atenção das pessoas.

 

3- Invista no delivery

Com muitas pessoas ainda preferem não sair de casa, investir num sistema de delivery é essencial nos dias de hoje.

Com o delivery você entrega o que o consumidor precisa e da maneira mais cômoda e segura. E, também com o delivery você mostra que se preocupa com a segurança de seus clientes e que está preparado para atender em tempos de pandemia.

Você pode ainda cadastrar seu estabelecimento em plataformas de delivery, como:

· iFood

· Uber Eats

· Rappi

· Loggi.

Você paga alguma comissão para essas plataformas e ainda ganha visibilidade para seu negócio e faz mais vendas.

Então, ter um bom sistema de delivery pode atrair mais clientes e fazer a diferença para seu negócio.

4- Tenha um site

Em tempos que as pessoas passaram a comprar mais online, devido à comodidade e restrições impostas pela pandemia, ter um site se tornou essencial.

Sem contar que você consegue reduzir custos com uma estrutura online, pois você deixa de pagar aluguel, seguros, economiza com funcionários etc.

E, o site é seu, diferente de ter um perfil em rede social, pois você pode perder seu perfil a qualquer momento, pois não é 100% seguro.

Assim, seu site deve estar configurado ou ser responsivo para aparelhos móveis e deve oferecer segurança ao cliente.

Ademais, ele deve ter domínio próprio e ter um serviço de hospedagem pago, pois assim, ele se torna mais profissional.

E, tenha um sistema de logística eficiente para realizar as entregas de seus clientes.

 

5 – Capriche no estabelecimento

Se seu estabelecimento for online, capriche na apresentação do site. Deixe-o mais fácil ou intuitivo de navegar.

Coloque bons conteúdos (artigos, e-books, podcasts etc) no seu site, de modo que eles ajudem seus clientes de alguma forma. Mostre às pessoas que seu site é seguro e sempre mostre os depoimentos favoráveis de seus clientes.

Se for um estabelecimento físico, melhor ainda. Adote as medidas de segurança que são recomendadas em tempos de pandemia para deixar os clientes mais confortáveis.

No mais, deixe o estabelecimento com ar de conforto, capriche no visual do mesmo. Decore conforme sua linha de atuação. Pense em ter uma climatização adequada e sempre ofereça uma água ou café ao cliente, por exemplo.

Quanto à vitrine, ela é responsável por fazer o cliente entrar, então, capriche nela.

Afinal, o bom é fazer com que o cliente se sinta bem recebido e confortável.

 

6- Invista em marketplaces

Hoje no Brasil temos diversas opções como:

· Mercado Livre

· OLX

· Americanas

· Shopee

· Entre outras

Então, esses pequenos empreendedores podem disponibilizar seus estoques para clientes dos marketplaces.

Geralmente os marketplaces ficam com uma comissão pelas vendas e o dinheiro das vendas é transferido para uma conta do empreendedor.

Muita gente vem se dando bem com esta estratégia, até porque você ganha visibilidade, devido o nome forte dos marketplaces.

 

7- Faça promoções

Todos gostam das promoções. Ainda mais quando elas aparecem quando as finanças não estão indo muito bem.

Em tempos de pandemia, muita gente perdeu seus empregos e vem passando alguns apertos financeiros. Por isso, aproveitar para fazer promoções ajuda a atrair clientes para seu estabelecimento.

Assim, você pode fazer girar os produtos ou serviços mais antigos do seu estoque e ainda atrair mais pessoas. E, ainda é possível ajudar o cliente a comprar mais, com menos dinheiro.

Então, você pode:

· Dar descontos em algumas categorias de produtos;

· Enviar cupons de descontos por tempo limitado;

· Ter um programa de oferecimento de brindes;

· Vender alguns produtos estratégicos pelo preço de custo e oferecer outros junto a essa compra;

· Estratégias de troque duas peças usadas por uma nova.

E, assim por diante. É uma forma de atrair a atenção das pessoas, pois quem não gosta de uma promoção?

 

8- Reinvente seu negócio

Fique de olho nas mudanças do mercado e veja o que você precisa atualizar no seu negócio. Veja os novos hábitos dos consumidores e busque se adaptar.

Assim, seu negócio fica sempre em evidência. Outro ponto importante, é ser mais flexível neste momento com as políticas do seu negócio, uma vez que as pessoas estão mais sensíveis e tendo que se adaptar em um novo contexto.

Treine também sua equipe para oferecer outros produtos não demandados pelo cliente, alguma novidade etc, de modo que ele fique muito encantado com a experiência, soluções apresentadas e possa divulgar isso para outras pessoas.

 

9- Crie uma experiência única para seus clientes

O melhor vendedor é seu cliente. Se ele estiver encantado com seu estabelecimento ele vai “vender” suas soluções para outras pessoas. Assim, você atrai mais pessoas para comprar de você.

Segundo a Harvard Business Review, 73% dos líderes dizem que fornecer uma experiência ao cliente é fundamental para o bom desempenho da empresa.

Invista na qualidade o atendimento, treine sua equipe para entender e atender muito bem as necessidades dos clientes.

Tenha uma equipe proativa, ou seja, ágil num atendimento de excelência. Sua equipe deve estar muito atenta a algum tipo de reclamação e transmitir isso para a gerência para que as providências sejam tomadas no tempo certo.

Então, não se pode ignorar as reclamações ou sugestões dos clientes, pois isso, serve de aprimoramento dos serviços e soluções de seu empreendimento.

 

10- Invista no email marketing

Diferente do que muitos pensam, o email marketing é uma excelente forma de melhorar o relacionamento com as pessoas que têm algum interesse nas suas soluções.

Sua tarefa precisa ser focada em obter uma lista de emails dos usuários que entrarem na sua rede social ou site.

Depois de ter essa lista, use ferramentas para entrega de mensagens personalizadas e de valor para as pessoas; assim, você vai ampliar e melhorar a comunicação com essas pessoas e atraí-las para suas ofertas de valor.

Para a gestão da sua estratégia de email marketing, use algumas ferramentas para isso, tais como:

· MailChimp

· LeadLovers.

Elas fazem boa parte do trabalho para você de modo assertivo e você pode focar nas maiores prioridades do seu negócio.

Então, investir em email marketing é essencial para atrair mais pessoas para conhecer suas soluções, e assim, fazer mais vendas ou novos negócios.

 

Concluindo

Enfim, neste artigo, você conferiu 10 estratégias de como atrair clientes em tempos de pandemia.

São estratégias simples e viáveis para você colocar em prática e alavancar suas vendas, mesmo quando o cenário não se mostrar muito favorável.

E, este post foi útil para você, que tal acessar outros materiais como este aqui no site?

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