Quer uma renda extra ou fixa e não sabe como? Como utilizar as redes sociais e demais meios digitais em seu negócio? De que maneira criar um negócio online e vender por esse método?
Aparentemente, são questões simples, no entanto, deixam muitas pessoas com pé atrás quando o assunto é meio digital para venda online. Dispõem de uma forma segura, prática, fácil, de grande acesso e principalmente com muito engajamento, visualização e retorno, ainda mais quando seu produto está vinculado a um bom gerenciamento.
Segundo dados da Ecommerce Brasil, o total de vendas para 2021 que é esperado, é em torno de R$ 110 bi. Cerca de 21% em termos de crescimento em vendas online.
Para você ter uma ideia do potencial que há para você explorar ao ter um negócio online.
Esse assunto te interessou? Então, continue comigo!
Por isso, apresentaremos a você um passo a passo de como criar um negócio online e as vantagens desse tipo de empreendedorismo que só vem crescendo no Brasil e no mundo.
Confira agora!!
Empreendedorismo digital e suas vantagens
O empreendedorismo digital está muito presente na atualidade, não somente pela facilidade e agilidade, mas pela forma como alcança diversos grupos e localidades, de acordo com a necessidade e principalmente área de atuação.
Por conta disso, destacamos para seu negócio algumas vantagens em seguidas:
· Autonomia nas decisões, no nicho de atuação e nas próprias regras e valores da empresa;
· Horários flexíveis para o fornecedor, isto é, você dono da empresa, mas ao cliente, tendo uma vitrine aberta de 24 horas por dia;
· Projetos pessoais relacionados a forma como administrará o tempo dedicado ao negócio, mas para os famílias e projetos em paralelo;
· Benefícios como MEI para os empreendedores vinculados a razão social pessoa jurídica, sendo eles: baixo custo e manutenção, garantia de acesso a previdência social, auxílio doença, licença maternidade e aposentadoria.
Você tem muito mais potencial de fazer crescer e prosperar um negócio que é seu e que você passa a entender em detalhes, de todo o processo.
Fases do processo de vendas online
As fases mencionadas no processo de vendas online, nada mais é que a forma como a sua marca estará inserida no mercado e como captara a interação dos leads por meio de um de Funil de Vendas:
· 1ª Fase: atrair visitantes para conhecer seu produto ou serviço;
· 2ª Fase: converter essas visitas em vendas;
· 3ª Fase: fidelizar esses clientes e mantê-los presentes.
Passo a passo para começar seu próprio negócio online
Em conjunto com as sugestões anteriores, destacamos um passo a passo de como colocar seu negócio para iniciar as vendas online:
· Produto que será vendido: primeira coisa a ser feita é decidir em qual nicho sua empresa seguirá, seja para vender joias, roupas, calçados, dentre outros; a escolha do produto passa primeiro por quem é seu público a ser atingido.
· Público alvo: após definido o produto ou serviço, verifique qual será o público alvo, seja por região, idade, sexo e afins;
· Canais de vendas: com os tópicos acima definidos, estruture qual(is) canais a sua marca estará presente, isto é, lojas virtuais, marketplaces e até mesmo pelas redes sociais;
· Nome da marca: crie um nome próprio para a empresa, analise exemplos, sites com sugestões e principalmente que não seja igual ou similar a marcas existentes, por conta disso, não deixe de registrar o nome escolhido;
· Concorrência: realize uma pesquisa de mercado, verifique as demais empresas que já estão atuando e se assemelhe em algumas ideias ou processos de vendas, no entanto, não perca a identidade da marca;
· Precifique os produtos ou serviços: saiba incluir preços justos ao seu cliente e principalmente com você, desde os gastos a lucratividade. Por isso, verifique com especialistas, cursos, existem diversos vídeos no Youtube onde explicam também como auxiliar nessa precificação;
· Pagamento: tenha em mente com quais métodos de pagamento a empresa estará vinculada, seja por pix, transferência bancária, boleto, cartão, dinheiro e afins. Mas se lembre que a empresa pode alcançar outras regiões, então não fique somente com uma forma de cobrança;
· Logística: estabeleça como estará enviando seu produto, ou seja, por meio dos correios, transportadoras ou até mesmo motoboys, isso dependerá de como atuará a empresa;
· Canais de divulgação: elabore um cronograma e gerenciamento de publicações em mídias sociais, sites, marketplaces, e-commerce e dentre outros, justamente para expor a sua empresa no mercado e assim criar engajamento e reconhecimento entre o público alvo e demais visitantes;
· Atendimento ao cliente: crie um canal especifico ou um calendário diário de atendimento ao cliente, isto é, estabeleça contato com o mesmo para tirar dúvidas, receber reclamações e elogios, bem como mantê-lo presente e participativo com a empresa.
Requisitos legais no Brasil para vendas online
Não é somente de ideias que as coisas podem funcionar, assim como as lojas físicas, a online também possui alguns pontos que devem ser verificados antes de atuar. Porém, não impedem o start inicial do processo comercial e as vendas do seu produto ou serviço:
· Disponibilizar no site a razão social ou o nome completo, assim como o CPF ou CNPJ (pessoa física ou jurídica respectivamente);
· Informar endereço físico e/ou eletrônico (e-mail);
· Disponibilizar informações claras e precisas sobre os produtos, preços, despesas e prazos;
· Oferecer a confirmação da compra;
· Viabilizar atendimento ao consumidor;
· Utilizar mecanismos de segurança de dados, referentes a informações pessoais e de pagamento do cliente;
· Respeitar os direitos e deveres previstos pelo Código de Defesa do Consumidor.
Não é nada complexo, basta começar!
Conclusão
Pode-se concluir a partir desse passo a passo, que as vendas online estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade e há disponibilidade de diversas opções e espaço para quem sabe trabalhar com os meios digitais a seu próprio favor, por isso, destacamos aqui as principais sugestões de alavancagem.
Espero que você tenha gostado do assunto e que possa aplicar essas e sugestões ao seu negócio, garantindo assim, uma melhora das vendas online em um processo diário.
Você também poderá compartilhar esse conteúdo com outras pessoas; além disso, verifique sobre o próximo conteúdo “COMO CONTROLAR MEU ESTOQUE?”
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