Tutorial SMB Sistec Oficina

Comece por aqui:

Antes de tudo, atenção as informações abaixo:

  1. Apagar ou modificar a pasta C:\Sistec.
    Não faça isso se não irá apagar todos os dados do seu sistema!

  2. Sempre faça o backup regularmente e o mantenha em um local seguro (dropbox, google drive, em um pen drive, hd externo e etc) pois se caso pegar algum vírus em seu computador ou acontecer algum problema que venha perder todas as informações do HD não será possível restaurar seus dados através de outros meios, consulte um técnico de sua confiança para lhe orientar caso tenha dificuldades, lembrando que nos vídeos tutoriais explicamos como efetuar o backup.

  3. Nunca use o sistema com o banco de dados em nuvem em mais de um computador ao mesmo tempo.

  4. Os backups devem ser regulares e devem ser garantidos pelo usuário.

  5. Formatar o computador sem ter um backup.​

Busque pelo suporte sempre que necessário!

Obs: Suporte e Atualizações inclusas por 6 meses!

Requisitos de sistema.:

– Computador desktop ou notebook.

– Não roda em celular ou netbook

– Sistema operacional Windows a partir da versão 7 (não funciona no Windows XP)

– Office instalado a partir da versão 2010 se caso não tiver não tem problema o instalador instala uma versão gratuita se caso não detectar nenhuma versão em seu computador

– Monitor com resolução ideal acima de 1366 x 768 – veja como alterar aqui

Para impressão.:  (opcional)

– Qualquer impressora para imprimir em folha A4 (sulfite)

– Para impressoras de cupom não fiscal, clique aqui para conferir os modelos compatíveis
 

OBS.: Não é compatível com impressoras de etiquetas, zebra e similares.

leitor de código de barras.:  (opcional)

– qualquer leitor com conexão usb funciona​

 

1 Primeiro Passo (Baixando e instalando o sistema)

 

2 – Conhecendo o Sistema – Dicas e Recomendações

  1. Login no sistema

  2. Configurar impressoras e texto padrão no rodapé da nota de venda/cupom

  3. Cadastrar dados da sua empresa/ Dados Carnê / Logo Marca e Garantia

  4. Imprimir etiquetas

  5. Cadastro Usuários e Permissões

3 – Cadastros/Produtos/Movimentações

  1. Clientes, Responsáveis/Mecânicos, Fabricantes e Veículos.

  2. Produto, Cadastro

  3. Produto, perdeu um? Quebrou? Jogar fora? Como fazer para acertar o estoque? 

3.1 – Compras

  1. Produto, Compra

  2. Outras Despesas, Compra

 

4 – Vendas

  1. Vendas, Efetuando Vendas

  2. Venda A prazo/Crediário

  3. Vendas, Orçamento

5 – Ordem de Serviço

  1. Gerando Ordem de Serviço

  2. Inserindo produtos e preços

  3. Alterando Preço de Custo (Produto ou Serviço) Direto na Ordem de Serviço

  4. Inserindo Desconto

  5. Entrada (R$) na Ordem de Serviço

  6. Status e Sub-Status da Ordem de Serviço

  7. Faturando Ordem de Serviço

  8. Faturando Ordem de Serviço A prazo

  9. Inserindo produtos e preços

6 – Contas A receber / A pagar

  1. Contas a Pagar

  2. Contas a Receber

  3. Conta a receber, gerar avulsa

  4. Conta a receber, Receber Parcela Parcial

  5. Conta a pagar, gerar avulsa

7 – Financeiro

  1. Caixa Inicial

  2. Sangria

  3. Despesas, lançar

  4. Comissão

  5. Formas de pagamento, Cadastro

8 – Importação de Produtos, Backup e Restauração de Dados

  1. Backup e Restauração

  2. Importação de produtos via excel

9 – Configurando em Rede

  1. Configurar o sistema em rede***

Observações sobre a configuração em rede:

Lembrando que sua rede deve estar corretamente configurada, onde todos os computadores precisam estar se “enxergando” na rede. Caso tenha dificuldades ou não tenha conhecimento, recomendamos que contate um técnico com experiência na área para deixar a rede devidamente configurada e apta para o sistema ser configurado.

A instalação de um  sistema em rede e seu correto funcionamento depende totalmente da integridade da rede instalada, sua estabilidade e outros fatores que estão fora do nosso controle. Por esse motivo, nós da SMB Store não fazemos acesso remoto para configurar sua rede, e não fazemos acesso remoto para configurar o sistema em rede. 

Dependendo da configuração da sua rede e dos computadores e da quantidade de informações que há no sistema pode ser que o sistema apresente alguma lentidão com o passar do tempo. 

Recomendamos o uso de rede via CABO, pois a rede WI-FI pode sofrer interferência, oscilações até perda de dados, redes WI-FI pode ocasionar lentidão na utilização do sistema de até 80% comparando a uma rede cabeada.