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Conheça seu público-alvo e defina a persona do seu negócio


Como conhecer e definir o público-alvo de uma empresa? Como definir a persona do negócio? Público-alvo e persona é a mesma coisa?

Você que é empreendedor, já se fez estas perguntas? Provavelmente, sim. É sobre isso nosso artigo de hoje.

Se você é empreendedor e precisa satisfazer as pessoas em suas necessidades, e acaba mirando em todo mundo, acaba por não satisfazer ninguém.

Quem é empreendedor precisa definir a forma de se comunicar e relacionar com as pessoas, as quais ele quer atingir, e, para isso, a primeira iniciativa, é definir grupos com características semelhantes que vão ser o foco da empresa.

Philip Kotler, o guru do marketing, diz que não ter um público bem definido, é como ficar atirando para todos os lados, o que compromete os resultados da empresa.

Por isso, no artigo de hoje, você vai ver o que é público-alvo, sua importância e como definir a persona da empresa, que é um personagem que representa o tipo de cliente ideal de um negócio.


Conheça seu público-alvo e defina a persona do seu negócio


1- Conheça seu público-alvo: o que é público-alvo?

Trata-se de um grupo de pessoas que têm características em comum, e que a empresa identifica e começa a mirar ao fazer suas estratégias e campanhas em geral.

Para definir o público-alvo, primeiro, é preciso fazer um trabalho de segmentação de mercado, que é como se fatiasse o mercado, conforme as características das pessoas, tais como: comportamento, gênero, profissão etc.

E, para isso, até se chegar a essa definição, é preciso fazer pesquisas de mercado para conhecer as pessoas que a empresa deseja mirar.

E, já adiantamos que público-alvo e persona não são a mesma coisa. Mas é preciso estudar sobre público-alvo para se chegar à definição da persona de sua empresa.


2 - Quais as variáveis a serem consideradas na segmentação de mercado?

Saiba que você estará fazendo um tipo de seleção no mercado e definido o tipo de pessoa que mais tem afinidade com sua marca.

Vamos conhecer as variáveis usadas na segmentação e definição do público-alvo?


  1. Geográfica: cidade, estado, região ou zona onde moram as pessoas;

  2. Demográfica: diz respeito as características, como: tamanho da família, idade, gênero, ocupação, nível de escolaridade etc;

  3. Psicográfica: diz respeito ao estilo de vida das pessoas, valores, preocupações, personalidade etc;

  4. Comportamental: relacionado ao status de usuário, motivação para consumo, nível de interesse de uma marca, frequência de consumo de produtos ou serviços etc.



3 - Conheça seu público-alvo: por que definir um público alvo?


Bem, antigamente o marketing e as estratégias da empresa eram pensados para as massas, ou seja, eram direcionadas de modo homogêneo.

O que ficou claro que muitas dessas ações ficaram desperdiçadas, ou seja, a comunicação estava falhando, justamente por mirar em todos.

Portanto, hoje, o marketing se volta para a compreensão do comportamento dos consumidores, de modo a criar estratégias e soluções específicas para cada segmento de mercado, ou seja, para um grupo mais restrito de pessoas.

É onde há mais eficiência e melhores resultados com as estratégias estabelecidas.

Dentre outras importâncias de se definir um público-alvo, estão:

· Criação de campanhas mais eficientes: a empresa consegue aproveitar melhor os investimentos e a criar campanhas mais eficientes, ou seja, tudo é focado em quem tem mais chances de comprar da empresa.


· Comunicação mais personalizada: a empresa pode usar uma linguagem que se alinhe às pessoas que ela deseja alcançar.


· A empresa consegue conhecer melhor seu público-alvo, bem como suas necessidades e desejos.


· Definição de um posicionamento único e relevante: ao conhecer as pessoas ou público-alvo, a empresa consegue batalhar para conquistar um espaço único e valorizado na mente das pessoas e, assim, pode entregar propostas únicas de valor.


· Ser diferente dos concorrentes: as pessoas ou consumidores são diferentes, e sua empresa consegue conquistá-los quando alinha os valores da marca aos desses públicos, de modo que a concorrência não tem chances.