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Descubra como definir o preço de venda de um produto ou serviço



Para acertar o preço de venda de um produto, é preciso compreender como acontece o processo para a formação do preço de venda. É importante entender que, para estabelecer este valor, é preciso conhecer todos os elementos que o compõem, como a estrutura patrimonial da empresa e as relações que o negócio estabelece com o ambiente em que está inserido.

A formação de preço é uma das tarefas mais importantes para a gestão financeira. Ela garante que seu negócio seja lucrativo, cubra os custos e, ao mesmo tempo, seja competitivo e atrativo para os clientes.

Da mesma forma que um preço muito baixo poderia prejudicar o negócio, anunciar um valor muito elevado também poderia afastar os clientes.

Neste artigo, abordamos os principais pontos para que você consiga fazer uma boa pesquisa de preços baseada na margem de lucro e markup.

Continue acompanhando a leitura e confira os tópicos a seguir!


Margem de lucro

Markup

Pesquisa de preços

Fórmula baseada no lucro


Margem de lucro

A margem de lucro é uma das técnicas mais utilizadas para a formação de preço de um produto, porque permite que a empresa estabeleça quanto deseja ganhar com cada item vendido. Ela determina o quanto “sobra” depois de descontados os custos e as despesas. Mais do que conhecer o montante de lucro, é necessário compreender quanto o seu negócio vem ganhando a cada processo que terminou, para assim entender e mensurar como anda a saúde das vendas.

Calcula-se a margem da seguinte forma:

Margem de lucro = (Valor de vendas – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda

Uma margem de contribuição muito baixa pode indicar que muito provavelmente, o seu negócio pode não conseguir pagar todas as contas ou até, estar correndo um risco de pagar para vender, ao final do mês.

Além disso, uma outra vantagem da margem de lucro é que ela é bastante flexível. Se o seu negócio quer se tornar mais competitivo, por exemplo, pode diminuir essa margem e focar em volume. Já se há a possibilidade de lucrar mais, é possível elevar essa margem.

Imagine, por exemplo, que as despesas fixas e variáveis de um produto correspondem a R$ 70,00, entre custos de produção, impostos e de infraestrutura. Caso o seu negócio deseje uma margem de contribuição de R$ 30,00 a cada venda, o número final será dado por: 30 = Valor de venda – 70,ou seja, Valor de venda = R$ 100,00.

De maneira geral, esse método permite não apenas que o seu negócio cubra as suas despesas em geral, como também, obtenha uma margem líquida em cima de cada item que é vendido.

No próximo tópico saiba mais sobre markup! Siga acompanhando!



Markup

O markup se baseia nos custos envolvidos em cada produto. O principal objetivo é encontrar um preço que cubra as despesas e também ofereça o lucro desejado.

Para calcular o Markup, você deve seguir a seguinte fórmula:

Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]

Onde as siglas correspondem a: DV = percentual das despesas variáveis, DF = percentual das despesas fixas e LP = percentual do lucro desejado.

É importante ressaltar que esses percentuais serão atribuídos por cada unidade de produto ou serviço. E ajudarão a compor o seu preço final. Por exemplo, dentro de um produto as despesas variáveis correspondem a 15%, enquanto as despesas fixas ficam em torno de 20%. O lucro pretendido, por sua vez, é de 25%. Nesse caso, a fórmula é dada por:


Markup = 100 / [100 – (15 + 20 + 25)]

= 100 / [100 – 60]

= 100 / 40

Markup = 2,5


Se o seu produto tem um custo unitário de R$ 70,00, então o preço deverá ser de R$ 175,00, segundo esse método. Por mais que o Markup seja uma saída rápida na precificação, é necessário tomar alguns cuidados. O cálculo do multiplicador não garante que todos os custos da operação vão ser pagos, visto que é apenas uma estimativa.Afinal, como podemos saber que 20% de todas as nossas despesas fixas vão ser pagas com a venda de um determinado produto?


Pesquisa de preços

Um dos primeiros passos a levar em consideração é pesquisar os preços que estão sendo praticados pelos concorrentes que trabalham com o mesmo produto que você. Para se manter em destaque no mercado, é fundamental que seu maior diferencial seja o preço daquele item.

Começamos definindo quem serão os concorrentes que iremos acompanhar. Em seguida iremos levantar o preço do produto em diferentes épocas, para assim adquirir a maior quantidade de informação possível, tornando a análise mais precisa.

Na sequência, deve-se buscar as médias do valor cobrado pelo produto, além de quais são os concorrentes que cobram mais caro e os que cobram mais barato. Organize todos os dados, identifique quais são as maiores ameaças e analise quais mudanças devem ser feitas. Deve-se tomar cuidado para não competir o preço de venda com alguém que não conseguirá manter o seu negócio por muito tempo, visto que, pode estar cobrando o valor que você compra o produto.


Fórmula baseada no lucro

Esta é outra maneira de calcular o preço de venda tendo como base o lucro nominal que você deseja obter. Levando em consideração os custos. Para esse caso, será acrescido um determinado valor ao custo do produto para encontrar um montante mínimo para o valor final.

A fórmula é dada por:

Preço de Venda = (Custo do Produto + Lucro Objetivo)/(1-Impostos – Taxas da venda)

Esta fórmula é um pouco diferente em relação a markup, mas que leva ao mesmo resultado. Nesse caso não é possível estabelecer uma margem de lucro muito grande, o que pode comprometer os resultados pretendidos pela empresa. Apesar de todas as fórmulas serem matematicamente corretas, é preciso ter contexto, já que há questões como alta da inflação, concorrência ou novas necessidades do empreendimento.



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