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8 Estratégias de marketing para pequenas empresas


Atualmente, os mercados estão bastante competitivos e, assim, sua empresa precisa ter um diferencial em relação à concorrência.

E, esse diferencial pode estar em elaborar e executar as melhores estratégias de marketing para sua empresa.

Para Philip Kotler, guru do marketing, o objetivo do marketing é fazer com que seu produto ou serviço se venda sozinho, ou seja, sem muitos esforços com ações de vendas.

E, para isso, é preciso saber atrair o cliente para sua proposta de valor e da forma certa!

Como dizem, o marketing é a alma do negócio, e para isso, sem o marketing, de que adianta ter um ótimo produto ou serviço, se você não sabe divulgar ou não sabe atrair o cliente para suas soluções?

Então, neste artigo você vai ver 8 estratégias de marketing para você implementar hoje ainda em seus negócios.


1- Conheça seu público

Sem conhecer seu público, qualquer estratégia estará fadada ao fracasso.

A primeira coisa a fazer é conhecer para quem você quer vender. Ao fazer isso, sua empresa estará atuando de maneira mais eficiente e assertiva.

Procure saber sobre seus clientes:

· Qual o perfil deles;

· O que valorizam?

· Como vivem?

· Faixa etária;

· Profissão;

· Como eles procuram pelo seu produto;

· Nível de renda...


Assim, você pode elaborar ações de marketing mais assertivas e pode direcionar melhor seus investimentos.


2- Marca e identidade visual

Não é raro o consumidor puxar uma memória visual da sua empresa. Daí, a necessidade de ter uma marca e uma identidade visual para a facilitar esse processo.

Tenha então uma proposta de identidade visual que realmente seja aquilo que você quer projetar para as pessoas. Se pergunte: como desejo que minha empresa seja lembrada?

Então, tenha em mente uma proposta marcante.

Para definir sua identidade visual, vá até o Google e pesquise por paleta de cores, e a partir daí, use essa paleta em suas estratégias de marketing e divulgações em geral.

Além disso, invista em uma vitrine temática de acordo com as épocas do ano, isso exige pouco investimento e alguma criatividade sua.

E outro ponto é que sua marca é construída a cada contato do consumidor com sua empresa, então tente surpreender seu cliente com novas propostas, mais eficiência e novas soluções.

Quanto a sua marca, estabeleça isso:

· Tenha um nome adequado conforme sua proposta de valor;

· Crie um logotipo legal;

· Use cores e imagens que projete algo legal e de valor para seus clientes.



3- Redes sociais

Atualmente, as pessoas passam em média 4 horas por dia nas redes sociais, isso segundo a Agência Visia.

Por isso, sua empresa precisa ver onde está seu público e marcar presença nessas redes sociais.

Mas não é somente marcar presença, precisa criar um perfil ou canal atrativo e começar a entregar conteúdos (posts, vídeos, e-books) para sua audiência.

À medida que sua empresa passa relacionar com as pessoas nesses canais digitais, ela começa a prospectar novos clientes, gerar mais conexão e a fechar mais vendas.

E para ter um perfil de sucesso, dentre outras ações, sua empresa precisa publicar conteúdos ricos que quebrem as crenças das pessoas e forneça algo que mate a dor dessas pessoas.



4- Treinamento da equipe

Muitas empresas pecam por não treinar sua equipe. E o resultado disso? Os clientes não reclamam, simplesmente, vão embora e não compram mais!