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8 Estratégias de marketing para pequenas empresas


Atualmente, os mercados estão bastante competitivos e, assim, sua empresa precisa ter um diferencial em relação à concorrência.

E, esse diferencial pode estar em elaborar e executar as melhores estratégias de marketing para sua empresa.

Para Philip Kotler, guru do marketing, o objetivo do marketing é fazer com que seu produto ou serviço se venda sozinho, ou seja, sem muitos esforços com ações de vendas.

E, para isso, é preciso saber atrair o cliente para sua proposta de valor e da forma certa!

Como dizem, o marketing é a alma do negócio, e para isso, sem o marketing, de que adianta ter um ótimo produto ou serviço, se você não sabe divulgar ou não sabe atrair o cliente para suas soluções?

Então, neste artigo você vai ver 8 estratégias de marketing para você implementar hoje ainda em seus negócios.


1- Conheça seu público

Sem conhecer seu público, qualquer estratégia estará fadada ao fracasso.

A primeira coisa a fazer é conhecer para quem você quer vender. Ao fazer isso, sua empresa estará atuando de maneira mais eficiente e assertiva.

Procure saber sobre seus clientes:

· Qual o perfil deles;

· O que valorizam?

· Como vivem?

· Faixa etária;

· Profissão;

· Como eles procuram pelo seu produto;

· Nível de renda...


Assim, você pode elaborar ações de marketing mais assertivas e pode direcionar melhor seus investimentos.


2- Marca e identidade visual

Não é raro o consumidor puxar uma memória visual da sua empresa. Daí, a necessidade de ter uma marca e uma identidade visual para a facilitar esse processo.

Tenha então uma proposta de identidade visual que realmente seja aquilo que você quer projetar para as pessoas. Se pergunte: como desejo que minha empresa seja lembrada?

Então, tenha em mente uma proposta marcante.

Para definir sua identidade visual, vá até o Google e pesquise por paleta de cores, e a partir daí, use essa paleta em suas estratégias de marketing e divulgações em geral.

Além disso, invista em uma vitrine temática de acordo com as épocas do ano, isso exige pouco investimento e alguma criatividade sua.

E outro ponto é que sua marca é construída a cada contato do consumidor com sua empresa, então tente surpreender seu cliente com novas propostas, mais eficiência e novas soluções.

Quanto a sua marca, estabeleça isso:

· Tenha um nome adequado conforme sua proposta de valor;

· Crie um logotipo legal;

· Use cores e imagens que projete algo legal e de valor para seus clientes.



3- Redes sociais

Atualmente, as pessoas passam em média 4 horas por dia nas redes sociais, isso segundo a Agência Visia.

Por isso, sua empresa precisa ver onde está seu público e marcar presença nessas redes sociais.

Mas não é somente marcar presença, precisa criar um perfil ou canal atrativo e começar a entregar conteúdos (posts, vídeos, e-books) para sua audiência.

À medida que sua empresa passa relacionar com as pessoas nesses canais digitais, ela começa a prospectar novos clientes, gerar mais conexão e a fechar mais vendas.

E para ter um perfil de sucesso, dentre outras ações, sua empresa precisa publicar conteúdos ricos que quebrem as crenças das pessoas e forneça algo que mate a dor dessas pessoas.



4- Treinamento da equipe

Muitas empresas pecam por não treinar sua equipe. E o resultado disso? Os clientes não reclamam, simplesmente, vão embora e não compram mais!

E segundo Philip Kotler, custa até 5 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter o atual.

Saiba selecionar sua equipe de acordo com os propósitos, valores e objetivos da sua empresa.

Depois disso, treine as pessoas para trabalharem alinhadas e de acordo com a imagem que você deseja transmitir. As pessoas precisam ser treinadas em novas habilidades, conhecimentos e atitudes, periodicamente.

Elas precisam ainda entender e saber atender seus clientes, e isso passa pela capacitação.


5- Relacionamento

Um dos maiores segredos do marketing, é saber ouvir seus clientes e ter com eles um bom relacionamento.

Se esses clientes estiverem satisfeitos com sua empresa, eles vão propagar isso com outras pessoas, e isso traz mais pessoas para sua loja ou estabelecimento.

Muitas vezes, uma pesquisa de balcão ou recepção, ou uma enquete nas suas redes sociais traz para sua empresa insights incríveis para você aprimorar o seu relacionamento com seus clientes.

Tente também ouvir mais seus clientes, assim você consegue identificar o que está impactando na satisfação deles e aprimorar seu atendimento e as soluções que são oferecidas.

Através de um bom relacionamento com seus clientes, você consegue fidelizar eles, e isso é muto importante.


6- Realize promoções

As promoções não podem ficar disponíveis por muito tempo, pois assim elas perdem seu impacto.

Mas você pode fazer promoções de vez em quando para atrair pessoas para seu estabelecimento. As pessoas adoram descontos, ganhar brindes e gostam de participar de sorteios.

Ou faça uma tarde diferente em sua loja ou estabelecimento e ofereça algo para quer for, ou seja, use sua criatividade.

Isso são formas de movimentar sua loja ou negócio e atrair mais clientes.



7- Use o Google Meu Negócio

Você pode cadastrar seu negócio no Google Meu Negócio e aproveitar das vantagens dessa ferramenta de marketing.

Conforme seu produto ou serviço que é ofertado, essa é uma excelente maneira de sua empresa ser mostrada para o público e ela pode ficar no topo das pesquisas no Google.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito boa para pequenos empreendedores, por isso, cadastre hoje ainda seu negócio nessa plataforma e faça uso de seu potencial.


8- Tenha um site

De acordo com uma pesquisa realizada pela Visual Objects, os dois canais de marketing mais populares são as redes sociais e o site, e segundo essa pesquisa, essas ferramentas de marketing vão ganhar mais espaço nos próximos anos.

Por isso, crie um site para seu negócio para atrair as pessoas que estão no mundo online.

Com o advento da pandemia, ter um site se tornou essencial. E você mesmo pode montar um através de ferramentais como Wix ou WordPress. Não precisa conhecer de programação, mas é bom que você entenda de internet.

Assim, você vai prospectar mais clientes e fazer mais negócios com quem está na internet.


Concluindo

Nesse artigo, você conferiu 8 Estratégias de marketing para pequenas empresas.

Agora que você conhece todas essas estratégias, não perca tempo as aplique em seu negócio e atraia mais clientes e venda muito mais!

E continue em nosso site para mais artigo como este?


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