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ERP e CRM: entenda para que servem e qual a diferença entre essas ferramentas de gestão

Tornar uma empresa profissional envolve diversas etapas, incluindo a implementação de ferramentas de gestão. É o caso de empresas de grande porte que utilizam tecnologias como ERP e CRM no dia a dia, para melhor relação com o cliente e também automação de processos.

Uma boa parte de empresas e instituições utilizam o ERP e CRM integrado, mas isso não é uma regra! Caso sua empresa seja menor e o orçamento mais reduzido para investir nessas tecnologias, é essencial entender as diferenças entre essas ferramentas de gestão.

A sigla CRM significa Customer Relationship Management e se remete a uma plataforma de gestão de relação da empresa com os clientes. Já a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning e tem como base soluções informatizadas acerca de processos organizacionais, principalmente no que se refere a processos monetários.

Tanto o CRM quanto o ERP trazem inúmeras vantagens para qualquer empresa que as implementam, mas quando é inviável tê-las simultaneamente, qual seria a melhor opção: CRM ou ERP? Continue a leitura desse artigo e compreenda as vantagens e diferenças de cada uma!

 

O que é ERP?

Como dito anteriormente, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa. Nesse sentido, se trata de uma ferramenta de gestão muito ampla, em alguns casos até sendo segmentada em módulos. Funciona como um pilar para gestão geral da organização, unificação de informações de diversos setores da empresa e, principalmente, processos monetários.

Um exemplo de um ERP é um sistema de gestão de vendas, onde irá organizar suas vendas, seu estoque, contas a pagar e receber, geração de relatórios, e muito mais! O Enterprise Resource Planning focado na redução de gastos como um todo e na qualidade de gestão das empresas, independente do porte. Dessa forma, ao otimizar processos como setor de compras, contas a pagar e receber, estoque, vendas, dentre outros.

Em vista disso, o ERP minimiza a quantidade necessária de capital para cada operação e processo da empresa. Veja nas próximas linhas as principais características de um ferramenta de gestão ERP:

  • Sistemas ERP são compostos de módulos de softwares
  • Ferramenta de gestão integrada utilizando diversos dados reunidos em um só lugar
  • Objetivo de otimizar os processos da empresa
  • Grande flexibilidade às mudanças de operações 
  • Automação que coleta dados e os processa em tempo real, sem a necessidade de manuseio de funcionários.

Assim, o ERP é a solução inovadora e tecnológica para quem deseja integrar e padronizar etapas da empresa que envolvem organização e otimização de todos os departamentos. Portanto, o Enterprise Resource Planning busca conectar todos os dados da empresa, de forma que todos os departamentos recebam informações estratégicas simultaneamente, diminuindo manuseios no que se refere a compartilhamento de informações. Com isso, a empresa se torna mais ágil para tomar decisões! Hoje no mercado existem opções de ERP´s para todos os gostos e valores, que vão desde um controle básico de uma loja simples até uma grande operação internacional.

 

O que é CRM?

O CRM quer dizer Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Tendo isso em vista, entende-se que esse software de gestão já é menos vasta que o ERP, pois o seu objetivo é acompanhar as negociações e relacionamentos com os clientes. Contudo, é tão importante quanto o ERP!

O CRM corrobora para que sua empresa tenha relações duradouras com os clientes e busca conhecê-los detalhadamente. Além disso, o Customer Relationship Management consegue fidelizar os seus clientes, ao ter descobrir e ter acesso às preferências de cada um e atender às suas necessidades, no momento certo e na melhor condição possível. 

Confira agora as principais características da ferramenta de gestão CRM:

  • Possui diversas funções que gerenciam negócios e com força de vendas, pois conhece profundamente os seus clientes
  • Dados informacionais de clientes reunidos e unificados
  • Histórico de todas as interações entre empresa e cliente
  • Assegura as informações comerciais
  • Possui lembretes, como por exemplo: entrega de mercadorias, envio de e-mails, realizar telefonemas etc
  • Baseado na nuvem e permite acesso de qualquer lugar e qualquer dispositivo móvel
  • Visão ampla do fluxo de negócios
  • Emissão de estatísticas e relatórios de gestão acerca do desempenho de vendedores, segmentação, dentre outros.

Sabemos que a relação com os clientes sempre foi um fator importante para quem deseja alavancar as vendas da empresa. Por esse motivo, ter um atendimento de excelência, compreender as necessidades da persona, tornar o ciclo de vendas mais curto é o objetivo da maioria das empresas.

 

Quais as vantagens do CRM?

O CRM pode ser visto de duas maneiras: um método de trabalho com foco em satisfação do cliente ou solução inovadora que facilitará o trabalho do time de vendas, otimizando os processos comerciais. 

Assim, ele possui algumas vantagens como:

  1. Organização de etapas
  2. Maior produtividade
  3. Gerenciar vendas
  4. Compreender as etapas do consumidor
  5. Melhor alinhamento com o marketing
  6. Automatização das relações 
  7. Registro de interação com os clientes

 

Quais as vantagens de ERP?

Muitas empresas não adotam o Enterprise Relationship Planning por avistarem o custo inicial como muito alto. Entretanto, ele é um investimento a longo prazo, pois aumenta a eficiência e produtividade de toda a empresa.

  1. Integração conhecimento organizacional
  2. Redução de custos
  3. Produtividade
  4. Alinhamento de estratégias
  5. Análise de dados 

 

Como escolher um bom sistema de CRM ou ERP?

Independente das particularidades de cada ferramenta de gestão, há alguns princípios básicos que precisam ser observados na tomada de decisão dos sistemas para sua empresa.

Assim, analise os seguintes pontos:

  1. Reputação do fornecedor
  2. Função
  3. Custos e benefícios
  4. Suporte

 

Conclusão

Agora que você conhece o significado e as funções de cada ferramenta de gestão, qual você escolhe: CRM ou ERP?  Independente da sua escolha, a tecnologia deverá fazer parte do dia a dia da sua empresa.. Se precisar, conte com a SMB Store para fornecer o melhor sistema de gestão para o seu negócio.

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