Você sabe como calcular o valor da sua empresa? E para que você precisa saber disso? Essa é uma pergunta que pode surgir em momentos diferentes: ao buscar capital de risco, quando um sócio quer comprar ações de outra empresa ou quando vende uma empresa. Todo empresário precisa ter uma boa visão geral de sua empresa e ter noção do quanto custa o negócio para atrair investidores.
Compreender o valor da empresa no mercado permite que os empreendedores planejem o futuro e determinem a melhor maneira de aumentar o valor da empresa. Para isso, existe uma ferramenta para ajudar: chamada valuation.
E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe a leitura!
Como avaliar uma empresa
A menos que você seja um profissional do ramo financeiro, pode não ser capaz de determinar o valor do seu negócio sozinho.
Então, é melhor encontrar um contador ou consultor especializado. É importante compreender os fundamentos que o fazem obter os resultados.
Pessoas inexperientes podem pensar que a soma dos ativos da empresa é suficiente para calcular o valor da empresa. Mas esse é apenas o valor contábil.
Uma empresa saudável deve ser avaliada pelo que pode fazer no futuro, não pelo que tem agora.
Para chegar a esse número, você precisa de um bom conhecimento técnico de finanças e da capacidade de analisar o mercado. O método mais comum e confiável é o fluxo de caixa descontado.
O que é valuation?
Ao vender uma empresa, o valuation é muito importante. Isso ocorre porque as concessões ou arbitragens de valor muito alto e irrealistas podem impedir que os empreendedores atraiam o interesse de alguém em seus negócios.
Por outro lado, se o preço for muito baixo, o empresário não conseguirá maximizar os lucros e poderá perder dinheiro, por isso é tão importante ter um método para calcular o valor do negócio.
Além de ser uma ferramenta poderosa para avaliar o preço de venda de uma empresa, o valuation é a técnica mais utilizada, que permite ao investidor verificar o valor de uma determinada empresa na bolsa de valores ao mesmo tempo que compra uma empresa por um preço inferior.
Os três tipo de valuation mais usados para realizar a avaliação de empresas são:
- Fluxo de Caixa Descontado: Este método começa com o rendimento gerado pela empresa com as suas operações, este valor é previsto com base nos juros e depois descontado.
- Valuation de liquidação: Este método, líquida os ativos por meio de análise de preço justo. Essa fórmula de cálculo geralmente é usada quando o negócio está em um estado descontínuo, ou seja, está fechando as portas.
- Múltiplos de Mercado: Este método, analisa os indicadores, como vendas ou receitas extraídos das demonstrações financeiras anuais e os compara com outras empresas do mesmo setor.
A seguir vamos falar como o valuation é calculado em cada método citado. Confira!
Como se calcula o valor da sua empresa (valuation)
Valuation de Liquidação
Também o conhecemos como valor patrimonial líquido. Neste método de cálculo, é feito a soma dos ativos circulantes e não-circulantes da empresa e em seguida é feita a subtração dos passivos.
Ativos: São bens com os quais a empresa espera obter benefícios no futuro;
Passivos: São as obrigações que a empresa tem com terceiros;
Circulantes: São bens que se transformam em dinheiro em curto prazo.
Não-circulantes: São direitos que se realizam a longo prazo.
Valuation pelos múltiplos de mercado
Para a obtenção dos resultados por meio desse método, são utilizados diversos índices denominados multiplicadores, que são calculados com base nos registros contábeis, mas também no valor justo da empresa.
O valor justo é baseado na quantidade de ações da empresa e seus valores.
Calcula-se o valor de uma empresa multiplicando o valor das ações pela sua quantidade, somando assim, o valor da dívida e subtraindo o caixa da empresa.
O EBITDA, por sua vez, representa o lucro líquido mais juros, impostos, depreciação e amortização. O índice fornece informações sobre o valor de uma empresa e seu fluxo de caixa.
Valuation pelo fluxo de caixa descontado
Entre os métodos comumente usados para calcular o valuation, o fluxo de caixa descontado é o método mais amplamente usado porque fornece resultados mais precisos do que outros métodos.
Para calcular o fluxo de caixa descontado, devemos primeiro calcular e analisar o fluxo de caixa dos anos anteriores, quanto mais anos melhor, e avaliar fatores como receitas, despesas e custos. Com base nos dados obtidos na análise anterior é preciso projetar o fluxo de caixa futuro.
Em seguida, você precisa determinar a taxa de desconto e dividi-la pela previsão anual para que o fluxo de caixa atinja seu valor presente – a soma do valor presente para cada ano acabará por fornecer a você o valor do negócio através do fluxo de caixa descontado.
Porque calcular o valor (valuation) da sua empresa?
Depois de entender o valor de uma empresa, você pode negociar uma compra, venda ou fusão. O mercado de hoje estabeleceu muitas dessas transações, especialmente transações entre pequenas empresas, para crescer e até permanecer no mercado.
A melhor forma de garantir negociações justas e tranquilas é obter informações confiáveis sobre o valor da empresa.
Além disso, ao avaliar uma empresa, você pode usar seus próprios indicadores nos dados estratégicos de médio e longo prazo da empresa para forçá-la a agregar valor, e usar sua experiência para descobrir as vantagens e desvantagens que você deve considerar na estratégia de crescimento da empresa.
Há até empresários que demonstram a força da empresa avaliando e negociando redução nas taxas de juros dos financiamentos bancários através do laudo de valuation.
Resumindo, compreender o verdadeiro valor da sua empresa pode abrir muitas oportunidades no futuro. O valuation também pode contribuir em outras situações como: término de sociedade e divisão de herança ou separação de bens.
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