Para manter sua empresa em uma boa posição financeira, você precisa considerar como gerar vendas altas de maneira consistente. Isso significa não apenas investir em marketing digital para atrair novos clientes, mas também reter clientes que já compraram seu produto ou serviço.
Ter clientes fidelizados refere-se à sua confiança em fazer vendas regulares e possuir uma marca que não só o protegerá, mas também lembrará sua marca de prestar atenção a quem busca aconselhamento (isso está se tornando cada vez mais comum nas redes sociais).
Além disso, muitas pesquisas mostraram que o custo de reter clientes é menor do que o custo de trazer novos clientes para sua empresa, e há várias outras estratégias que você pode usar para reter clientes para sempre.
Por isso, neste artigo, separamos 5 estratégias para te ajudar na retenção de clientes. Confira!
O que é retenção de clientes?
O trabalho de retenção do cliente agrupa todas as medidas e atividades que as empresas e organizações realizam para estabelecer um relacionamento mais profundo com os clientes e reduzir as taxas de rejeição dos clientes.
Os programas de fidelidade da marca e do cliente estão se tornando ferramentas para ajudá-lo a fazer uma contribuição positiva para esses relacionamentos com os clientes e aumentar ainda mais as oportunidades de fidelidade.
É importante lembrar que a fidelidade do cliente começa com o primeiro contato do cliente com a empresa e permeia todo o relacionamento.
Invista na retenção de clientes
Embora a maioria das empresas tradicionalmente gaste mais dinheiro na aquisição de clientes para aumentar as vendas de forma rápida e eficiente, a retenção de clientes é geralmente mais eficaz, com custos que são em média 7 vezes menores do que a aquisição de clientes.
Reter clientes é uma estratégia mais eficaz porque você não precisa mais investir tempo e recursos para atrair, treinar e transformar clientes, ele já passou dessa fase, e agora a negociação ficou mais direta e objetiva.
Além disso, esses clientes já expressaram interesse em seus produtos ou serviços quando fecharam seus negócios com você, então a empresa mudou sua abordagem de fidelidade do cliente para a percepção de que esses clientes já estão familiarizados com as interações da marca, o que também torna mais fácil registrar a experiência deles e desenvolver um plano de melhorias para o seu próprio negócio.
Desta forma, podemos concluir que a retenção é um modelo de negócios mais sustentável para o crescimento de qualquer empresa.
Estratégias para aumentar a retenção de clientes da sua empresa
Separamos as 4 principais estratégias que você deve usar para aumentar a sua retenção de clientes. Veja a seguir!
Tenha um CRM
Em um ambiente econômico instável, a competição se intensificará, independentemente do setor em que a empresa opera. Portanto, são os clientes que determinam o sucesso da marca, por isso é importante que as empresas invistam em estratégias de negócios que visem entender e prever as necessidades dos consumidores.
Implementar software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é essencial para fornecer soluções que se adaptem ao seu perfil de cliente.
CRM é um conjunto de estratégias destinadas a estabelecer a interação entre uma empresa e seus clientes. O software CRM é usado para coletar, armazenar e permitir a sobreposição de dados do cliente.
As informações coletadas sobre o perfil do cliente são um recurso muito rico para o planejamento de atividades de promoção e vendas que correspondem ao perfil e às necessidades do cliente.
A tecnologia pode organizar, automatizar, bem como sincronizar informações sobre as pessoas que escolhem sua marca e fornecer informações valiosas sobre a aquisição e retenção de clientes.
Conheça o seu cliente
Após o primeiro contato ou venda, você pode guardar informações importantes para análise do cliente e, no caso de vendas repetidas, determinar o comportamento de cada cliente, o que é muito importante para manter as vendas na liderança.
Cuide da reputação da sua empresa para aumentar a retenção de clientes
A equipe de vendas realizou um evento impressionante, as vendas foram altas e então, foi isso. Não há nada pior do que isso, especialmente com as redes sociais disponíveis hoje em dia. Notícias positivas sobre seu produto se espalharão rapidamente na Internet, mas também as negativas. E preste muita atenção aos seus clientes.
Gaste a maior parte do seu orçamento em estratégias de marketing de qualidade para dar suporte ao site, blog e mídia social da sua empresa. E nunca se esqueça de ter uma boa equipe de atendimento que cubra toda a jornada do cliente. Preste atenção à reputação da sua empresa.
Promova seus produtos e fidelize o cliente por meio de vários canais, por exemplo, ofereça recompensas quando os consumidores exibirem as fotos do produto na página da empresa. Tenha criatividade!
Tenha uma boa equipe de atendimento para aumentar a retenção de clientes da sua empresa
Não espere nenhuma reclamação! Estabeleça uma equipe de serviço pós-venda bem treinada e agressiva. Você pode identificar vários fatores que podem prejudicar seus negócios e tomar medidas antes que isso aconteça.
Eles também conduzem pesquisas, obtêm feedback e estão prontos para se aprofundar na solução de problemas assim que encontrarem um problema real que possa ser resolvido rapidamente.
Foque em resolver os problemas rapidamente
Sim, toda empresa tem problemas. Prepare-se para eles. Algumas pesquisas mostram que se o problema for resolvido rapidamente, cerca de 90% dos clientes retornarão à loja.
Portanto, não perca seu tempo! Ouça seus clientes e sirva-os da maneira mais rápida e eficaz possível. Essa ação mostra que você realmente se preocupa com o cliente, que naturalmente será leal à marca.
Todas as dicas acima, se executadas corretamente, podem aumentar significativamente as vendas da sua empresa. Então, lembre-se sempre que ter o banco de dados constantemente atualizado e a retenção do cliente são o melhor ativo no ramo de vendas.
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