Os consumidores esperam muito pela Black Friday, e ela oferece aos varejistas uma grande chance de estabelecer recordes de vendas. Dessa forma, participar da Black Friday é quase obrigatório para as empresas porque, além de lhes dar a chance de aumentar sua receita mensal, também é uma forma de atrair novos clientes.
Contudo, para o e-commerce e equipes técnicas, a Black Friday também pode ser um sinal de preocupação devido ao aumento do tráfego. Por isso, para que a sua empresa se saia bem durante esse evento, é fundamental entender como se preparar para a Black Friday e usar as melhores técnicas de marketing. Nesse sentido, confira algumas dicas para você se preparar neste Black Friday e garantir recordes de venda.
Black Friday no Brasil
A Black Friday fica atrás apenas de Natal como uma das datas mais significativas para os negócios brasileiros. Segundo reportagem da CNN Brasil, em 2021, as vendas do e-commerce atingiram R$4,18 bilhões em apenas dois dias de campanha, um aumento de 6% nas vendas digitais em relação ao ano anterior.
A data confirmada de 25 de novembro de 2022 é uma grande oportunidade tanto para varejistas quanto para fabricantes, que podem aumentar as vendas e atrair novos clientes. Os consumidores, que pretendem adquirir os produtos desejados a preços mais acessíveis durante todo o ano, podem aproveitar essa oportunidade.
Como sua empresa pode se preparar para o Black Friday?
O Dia Internacional do Desconto é uma ótima oportunidade para acelerar as vendas de bens e serviços antes dos grandes feriados do final do ano. Dessa forma, entender como se preparar para a Black Friday é crucial se você quiser dar aquele otimizar as suas vendas e ter sucesso no seu negócio.
Análise de concorrência
As pessoas que planejam comprar durante a Black Friday almejam por preços mais baixos, portanto, valores que estão muito acima da média têm maior probabilidade de ficar preso no estoque. Por isso, é fundamental que o fornecedor faça uma pesquisa preliminar sobre a concorrência para, no mínimo, ter uma ideia dos preços que serão utilizados.
É importante ressaltar que os descontos devem beneficiar tanto o varejista quanto o consumidor. Além disso, como esses fatores têm um papel no processo de tomada de decisão de compra, deve-se atentar também para questões como preço e prazos de entrega.
Decida quais produtos serão colocados à venda
O primeiro passo para se preparar para a Black Friday é decidir quais produtos serão descontados e colocados à venda. Para isso, você deve examinar os produtos em seu portfólio que têm a maior margem de desconto para ajudá-lo a definir isso. As “iscas” são os produtos que ficam parados no estoque por muito tempo e podem ser interessantes para servir como porta de entrada para o cliente conhecer a loja.
Divulgação da loja
Planeje como sua empresa anunciará a Black Friday após fazer uma seleção dos produtos que serão vendidos. Este é um passo crucial para se preparar para a Black Friday, pois seus clientes precisam saber que você oferecerá descontos em seus produtos e serviços. Separe as imagens das ofertas e comunique-as com antecedência.
Pense na experiência do cliente
O cliente está interessado em receber benefícios por meio de promoções surpreendentes durante o Black Friday. Na verdade, esta é a promessa do evento. Portanto, forneça a ele e crie ofertas atraentes para garantir que a experiência do cliente seja memorável durante as suas compras.
Os consumidores já tiveram experiências desastrosas em outras Black Fridays, quando uma empresa aumentou os preços nos dias anteriores à venda e depois anunciou um desconto que realmente representava o preço original. Embora seja um fator importante, ao considerar a experiência do consumidor, não estamos falando apenas de preço. É preciso que a sua empresa ofereça atendimento de qualidade online no site, usabilidade e velocidade para garantir uma boa experiência aos usuários.
Seja honesto
Essa dica está muito relacionada com a estratégia de pensar na experiência do cliente. Nesse sentido, reter informações do cliente é ruim para a reputação de sua loja, pois, eventualmente, o cliente entenderá sua tática. Como resultado, é fundamental que a empresa mantenha linhas abertas de comunicação com os clientes que apresentem alguma dificuldade ou dúvida.
Isso significa que você deve mantê-lo informado sobre a situação em relação à sua condição e as medidas que estão sendo tomadas para resolvê-la. Dê ao seu cliente respostas claras às suas perguntas e mantenha-o informado sobre as ações da loja.
Aumente a sua equipe
Em comparação com o resto do ano, o volume de mensagens que sua loja recebe durante o Black pode ser significativamente maior. Por isso, a contratação de funcionários durante a temporada de Black Friday pode ser interessante para proporcionar agilidade no atendimento.